A premiada série da HBO, “Succession”, fez um retorno triufante em sua última e quarta temporada. Os figurinos da família Roy subiram vários degraus em escala de importância: o vestir traz intenções, estado de espírito e emoções dos personagens a cada episódio. Estou falando também de comunicação de imagem, que faz parte do nosso trabalho na consultoria, da mensagem da roupa e de códigos de vestimenta.

O estilo pessoal dos irmãos Kendall, Roman e Connor pouco mudou desde a estréia de Sucessão, em 2018. Mas Shiv (Sarah Snook) , a caçula da família, passou por uma transformação do corte de cabelo ao guarda-roupa.

  • Na primeira temporada, Shiv não parecia ter interesse no império de comunicação e entretenimento da família.
  • Seu cabelo era mais longo e ondulado, ela usava suetéres grandes e despojados, ponchos, estampas marcantes.
  • Estrategista de comunicação de um candidato de esquerda à presidência dos EUA, seus looks de trabalho marcavam sua distância dos negócios dos Roy.

Quando deixa definitivamente o trabalho na política, na segunda temporada, Shiv passa a competir como mulher em um ambiente dominado pelos homens da família. Saem as ondas do cabelo vintage, entra o corte reto e fios lisos, os suetéres amplos são trocados por terninhos monocromáticos.

Um guarda-roupa para comunicar o “poder na sala”

Shiv começa sua escalada ao topo do mundo corporativo com um guarda-roupa minimalista. Michelle Matland, figurinista de Sucessão, contou que a intenção foi traçar um paralelo e uma linha divisória entre as novas escolhas de moda da personagem e sua ambição de assumir o cargo de CEO, sucedendo Logan Roy, o patriarca.

Ao The New Yorker, a figurinista revelou que deu à Shiv um guarda-roupa que funcionava como uma “nova armadura”. Silhuetas estruturadas, terninhos, blazer, camisas, blusas e salto alto para ela ser identificada como um “poder na sala”.

  • Alguém que tem ambição, competência, astúcia, inteligência, estratégia, conhecimento e um vestir que comunica tudo isso.

Estilo intencional no vestir de Shiv

É muito interessante observar as mensagens e as mudanças no guarda-roupa da personagem. E, nesta temporada final, seu estilo parece ainda mais intencional. Shiv se vale de blazer e calças, peças ligadas à indumentária masculina, mas pode surpreender como no episódio de estréia quando usou blazer bege escuro e pantalona de seda marrom com cordão e em risca de giz.

O efeito foi um visual de rigidez e leveza pelo contraste entre as peças do look. Não à toa! Nos episódios seguintes as emoções de Shiv estão à flor da pele, revelando sua luta interna entre encarar as próprias vulnerabilidades ou “vestir” a armadura da roupa.

Se você, como eu, é fã da série, deve ter notado que o códigos de vestuário de Shiv estão ainda mais definidos, calculados e inteligentes em relação aos seus objetivos.

  • O estilo pessoal de Shiv não é camaleônico, mas parece refletir seu estado emocional e sua posição na hierarquia familiar.
  • Ela incorporou calças afuniladas e de cintura alta ao figurino, blusas de gola rulê preta, blazers estruturados, joias delicadas e minimalistas, make discretíssima.
  • Os blazers e outras peças de Shiv, que trazem o luxo funcional como marcador, são mapeados por jornalistas de moda e fãs da série. Tom Ford, Max Mara, Ralp Lauren, StellaMcCartney, Alexander McQueen, The Row e Monse estão no guarda-roupa dela.

O “luxo silencioso” dos Roy

O que também chama a atenção é como Sucessão, uma história sobre poder, ambição e relações familiares em torno de um patriarca despótico, tornou o figurino tão relevante na trama. O que cada um veste traz uma história, um objetivo.

Ao contrário de Casa Gucci, por exemplo, em que a moda tem um contexto explícito, a série da HBO não tem figurinos extravagantes ou fashionistas.

O seja, o “quiet luxury”, ou luxo silencioso, expressão que virou moda na moda, especialmente após as últimas temporadas de Milão/Paris, ganhou mais uma referência com Sucessão.

  • Os Roy passam essa mensagem dos códigos de vestimenta com peças de luxo que não gritam as etiquetas.
  • O figurino foi muito bem costurado à trama, delineando os personagens, comunicando uma imagem consistente de de Shiv, Kendall, Roman e Connor, por mais que na dinâmica familiar dos Roy os acordos e traições sejam das regras do jogo.
Miriam Lima

Miriam Lima

“Luto por um mundo mais justo e humano e ensinei isto a meus filhos. Determinação e persistência são características das quais me orgulho. Acredito que as mulheres são várias, mas também únicas, daí que dedico meu trabalho a cada uma delas e como todas nós algumas vezes ‘enlouqueço’ com as dinâmicas da vida. Escrever neste espaço sobre imagem pessoal, inconsciente, estilo, comportamento, humanidades me enche de alegria” PS – “LEVEI UMA VIDA PARA ME SENTIR BEM NA PRÓPRIA PELE”

Leave a Reply