“A simplicidade é o último grau de sofisticação.” Já no século XV, Leonardo Da Vinci antevia os perigos causados pelos excessos, especialmente nas manifestações estéticas. O autor da “Monalisa” e do “Homem Vitruviano” soube sintetizar as suas mensagens sem torná-las menos interessantes, deixando um legado de inovações nos mais diversos campos do conhecimento. Daí a atemporalidade de sua obra!

Complicar a rotina é uma das maneiras mais fáceis de buscar o descontentamento. A simplicidade proporciona prazer, pois considera a unicidade e importância de cada elemento para o entendimento da mensagem e o bom funcionamento dos processos. Porém, na busca pelo simples, muitas pessoas mergulham em fórmulas pouco personalizadas de minimalismo. Então elas ficam igualmente descontentes, pois permanecem com uma série de itens que dizem pouco sobre o que elas propõem.

Por vivermos em uma sociedade de consumo, tendemos a enxergar mais o ostensivo, e nos enganamos ao classificar o passageiro como indispensável. Por causa disso, deixamos de perceber a importância dos detalhes, perdidos em meio aos excessos.

PENSE SOBRE ISSO

  • E adivinhe só: a sofisticação não tem qualquer relação com o excesso. O excesso faz sujeira desnecessária!
  • Na verdade, uma vida mais sofisticada relaciona-se com a abundância: fazer muito mais com menos.
  • Isso só pode ser encontrado na busca por uma vivência mais simples, amparada pela escuta e pelo conhecimento de si.

Simplicidade está ligada ao autoconhecimento e a uma vida sintonizada com seus valores

Como o co-fundador da Schumacher College, em Londres, Satish Kumar afirma à revista Bons Fluidos, a simplicidade elegante compreende a tríade solo, alma e sociedade. A alma relaciona-se à harmonia com nós mesmos, a sociedade é a nossa comunidade e o solo diz respeito ao mundo natural. O sábio considera ainda que essa harmonia com nós mesmos relaciona-se fortemente com o viver de acordo com os nossos ideais.

Ser simples é remover obstáculos falsos, abrindo passagem para o que realmente importa. Na prática, isso ajuda a parar com complicações, direcionando nossas energias para a busca de soluções efetivas.

Seja na construção de marca pessoal ou na gestão de sua empresa, procure conhecer os seus valores, suas forças e fraquezas, e lance foco sobre o essencial. Apenas aqueles que buscam se conhecer sabem o que realmente precisam para se sentir satisfeitos.

Uma existência mais generosa começa pelo nosso interno

Lance o seu olhar para o interno e deixe de viver de acordo com o que está lá fora. Viver com sofisticação relaciona-se a uma existência mais generosa, que guarda e emprega seus recursos de maneira sábia. Se você precisa de ajuda nessa tarefa, não deixe de buscar profissionais capacitados!

Uma consultoria de imagem sintonizada e conectada às demandas do cliente são desafios e objetivos do meu trabalho. Acredito na construção de uma imagem autêntica, fortemente amparada nos valores e objetivos da pessoa que estou atendendo, capaz de facilitar sua comunicação com o mundo e sua rotina.

COLOQUE NA SUA AGENDA

Para profissionais liberais, empreendedores, gestores e aqueles que estão mudando de carreira, tenho uma oferta especial: no dia 03 de fevereiro (sábado) estarei no Guaja Coworking, em Belo Horizonte, com o workshop “Construindo a imagem profissional com estilo”. Venha conversar e aprender como usar a sua imagem na construção de diálogos mais sofisticados!

Miriam Lima

Miriam Lima

“Luto por um mundo mais justo e humano e ensinei isto a meus filhos. Determinação e persistência são características das quais me orgulho. Acredito que as mulheres são várias, mas também únicas, daí que dedico meu trabalho a cada uma delas e como todas nós algumas vezes ‘enlouqueço’ com as dinâmicas da vida. Escrever neste espaço sobre imagem pessoal, inconsciente, estilo, comportamento, humanidades me enche de alegria” PS – “LEVEI UMA VIDA PARA ME SENTIR BEM NA PRÓPRIA PELE”

Leave a Reply