É comum que em cenários econômicos hostis, empreendedores e gestores tomem as estratégias de engajamento para si e foquem em atitudes que acabam por pressionar seus colaboradores. Frequentemente, os líderes se esquecem que é justamente em tempos difíceis que eles necessitam engajar seus funcionários para melhorar a performance de todo o organismo vivo que é uma empresa.

Assim como células subnutridas falham em suas funções, colaboradores desmotivados tendem a se abster dos objetivos da organização, assumir uma atitude pessimista, não ver valor em seus cargos, cometer mais erros e desistir. Esse autoabandono pode ser impulsionado por uma série de fatores, como a ausência ou falhas de comunicação, além da falta de identificação com os valores da marca. Pegando emprestado o trocadilho de Fernando Pessoa, aprimorar o diálogo é preciso!

Comunicação é item essencial para o engajamento

Uma comunicação efetiva precisa ser compreensível, credível e ocorrer de maneira bilateral. Isso significa que seus colaboradores precisam se sentir à vontade para tirar dúvidas e dar sugestões cabíveis para a sua empresa. Na prática, para que isso ocorra, é necessário que seus funcionários entendam quais são os objetivos e metas da empresa e como eles podem contribuir para o alcance desses resultados. Esse diálogo ocorre de duas formas complementares: a verbal e a não-verbal. Um discurso não se fundamenta sem atitudes.

Na Google, por exemplo, são definidos OKRs (Objective and Key Results, ou objetivos e resultados-chave), que disseminados de maneira aberta entre todas da empresa ajudam a entender como cada área e indivíduo operam. Os resultados são comunicados a todos os funcionários, de forma que uns possam ajudar outros. Essa transparência, segundo apregoa a gigante da tecnologia, também auxilia no acompanhamento, pois as métricas são abertamente discutidas.

Na empresa fundada por Sergey Brin e Larry Page, as reuniões são feitas semanalmente, e os encontros dos gestores são gravados e transmitidos ao vivo para que qualquer funcionário da companhia possa assisti-los. Não por acaso, o escritório da Google é repleto de paredes transparentes e espaços amplos, que passam a ideia de liberdade.

Cada gestor afeta a forma como os colaboradores se engajam ou são desmotivados. Portanto, é importante que haja uma abordagem unificada, que parta do topo da direção da empresa. Lembre-se que a melhor forma de ensinar é por meio do exemplo

Qual o papel do consultor de imagem na comunicação interna e externa da empresa?

Como mostrei no post sobre gestão de pessoas, o trabalho de um consultor pode auxiliar nesse sentido, pois é um tipo de profissional que fornece uma perspectiva externa para os problemas apresentados pela empresa, agregando mais pontos de vista. A consultoria de imagem também pode ser efetiva na melhoria da comunicação de sua empresa, especialmente no âmbito não-verbal, como mostro a seguir.

As mudanças que ocorrem para aprimorar os ambientes de trabalho vão muito além de home office e fliperamas no escritório. Grandes empresas, como a consultoria McKinsey, já alugam coworkings para romper com a ideia de trabalho surgida durante a Revolução Industrial.

Uma das maiores transformações trazidas pelo crescimento no setor de coworkings (entre 2016 e 2017, o aumento foi de 114%) é a troca de informações entre empresas. Além de permitir maior formação de parcerias, pequenas, médias e grandes empresas têm a chance de trocar experiências.

Se o ambiente de trabalho se difundiu em múltiplos espaços e é observado por olhares mais diversos, comunicar a identidade de sua empresa tornou-se essencial. Afinal, apresentar o valor de seu trabalho vai muito além de slides repletos de efeitos especiais e de cartões impressos em um papel caro.

PENSE SOBRE ISSO

  • A autenticidade também não pode ser defendida às custas de gestos grosseiros e/ou mal compreendidos.
  • É preciso que seu discurso esteja alinhado com as suas atitudes e seja rapidamente compreendido. Para isso, o acompanhamento de uma consultoria de imagem pode fornecer os recursos necessários para que a sua imagem esteja em consonância com a qualidade de seu trabalho, cuidando de seus gestos, de sua vestimenta e de sua atitude.
  • Uma comunicação corporativa eficiente não só esclarece as propostas de uma organização como também os divulga de uma maneira clara e objetiva para os públicos interessados, verbal e não-verbalmente.
  • A marca passa a ir além da logo e do quadro de missão e valores, e se traduz nas atitudes, gestos e nas vestimentas de colaboradores dos mais diversos setores.
  • Junto da conscientização do papel de cada um no crescimento sustentável de todos vem também um dresscode alinhado com os valores da companhia, e que seja inclusivo, de maneira que sua equipe domine e comunique o discurso da empresa num piscar de olhos.
  • Aos poucos, aprende-se que uma imagem forte e posicionamento não são inimigos da boa convivência! As melhorias no ambiente organizacional serão apenas uma das consequências positivas para a sua companhia.

QUER SABER MAIS?

Aproveite que você está aqui e entenda também o papel do dresscode empresarial e como ele pode ajudar sua empresa! Se você tem alguma dúvida sobre a relação entre a imagem e o clima organizacional, me contate. Vou adorar responder suas questões!

Miriam Lima

Miriam Lima

“Luto por um mundo mais justo e humano e ensinei isto a meus filhos. Determinação e persistência são características das quais me orgulho. Acredito que as mulheres são várias, mas também únicas, daí que dedico meu trabalho a cada uma delas e como todas nós algumas vezes ‘enlouqueço’ com as dinâmicas da vida. Escrever neste espaço sobre imagem pessoal, inconsciente, estilo, comportamento, humanidades me enche de alegria” PS – “LEVEI UMA VIDA PARA ME SENTIR BEM NA PRÓPRIA PELE”

Leave a Reply