Basta apenas uma fração de segundo para formar uma primeira impressão sobre uma pessoa. Segundo pesquisas realizadas pela Sociedade de Psicologia Social e Personalidade dos EUA, as imagens formadas pelo cérebro humano ao reconhecer alguém dificilmente são desfeitas posteriormente. O estudo levantou que quanto menor o tempo para emitir um julgamento, mais propensos nos tornamos a confiar em nossos instintos, o que não é desmentido nem mesmo por fatos. Intrigante, não é mesmo?

Você é observado e analisado todo o tempo, especialmente no âmbito corporativo. E engana-se quem acha que a imagem profissional é formada apenas de aparências! Na verdade, ela se sustenta sobre três pilares: vestuário/cuidados pessoais, comportamento e comunicação (verbal e não-verbal). Daí a necessidade de uma abordagem ampla para a imagem no ambiente de trabalho.

Assim como a experiência de trabalho e a formação acadêmica, a imagem profissional também necessita ser cultivada, o que implica em tempo e investimento! Se a criação de uma marca forte impulsiona as pessoas no mercado, da mesma forma encontrar o sucesso no trabalho faz com que elas repensem a maneira como se dirigem aos colegas de profissão. É como se o sucesso na carreira e a imagem profissional estabelecessem uma relação de simbiose.

PENSE SOBRE ISSO

  • A imagem é um de cartão de apresentação no mundos dos negócios, no empreendedorismo e no trabalho.
  • Profissionais de todas as áreas enfrentam um mercado com concorrência acirrada.
  • Quando dois candidatos com capacidades técnicas similares disputam uma mesma vaga, a postura e a aparência tornam-se fatores de peso para recrutadores.
  • Ainda mais cruel é a situação daqueles que são capacitados, mas possuem uma série de desconfortos com a própria imagem e transparecem esse incômodo nas entrevistas de emprego.

A presença visual precisa contar com integridade e consistência. O conjunto formado pela aparência e pelos sinais não-verbais é responsável por fazer com que uma imagem se torne consistente, trazendo credibilidade

Como o profissional da consultoria pode ajudar na gestão da imagem profissional?

Não basta seguir o status quo. A imagem profissional autêntica necessita de investigação, missão e propósito. Especialmente no mundo do empreendedorismo, a determinação que leva os profissionais na busca de soluções diferentes das já estabelecidas deve transparecer na roupa e nos gestos. E isso não deve resultar em um show de extravagâncias: a imagem profissional é um artifício poderoso de comunicação e como tal deve garantir que as pessoas entendam qual é a sua mensagem! A gestão da imagem profissional é muito mais sobre retratar o seu discurso de maneira consistente do que sobre diferenciação.

Você é empreendedor, profissional liberal ou está mudando os rumos de sua carreira? Anfa em busca de recursos e conhecimentos para fazer a gestão da sua imagem profissional? No dia 02 de fevereiro realizo o workshop “Construindo a Imagem Profissional com Estilo” no Guaja Coworking, em Belo Horizonte.

‘Construindo a imagem profissional com estilo’ – Workshop com Miriam Lima
Data: 03 de fevereiro, sábado
Local: Guaja – Avenida Afonso Pena, 2881 – Centro – BH/MG
Informações: (31) 99694-2905 / (31) 99885-0307

Miriam Lima

Miriam Lima

“Luto por um mundo mais justo e humano e ensinei isto a meus filhos. Determinação e persistência são características das quais me orgulho. Acredito que as mulheres são várias, mas também únicas, daí que dedico meu trabalho a cada uma delas e como todas nós algumas vezes ‘enlouqueço’ com as dinâmicas da vida. Escrever neste espaço sobre imagem pessoal, inconsciente, estilo, comportamento, humanidades me enche de alegria” PS – “LEVEI UMA VIDA PARA ME SENTIR BEM NA PRÓPRIA PELE”

Leave a Reply