O trabalho em consultoria estratégica de imagem é bastante estigmatizado. Por um lado, temos potenciais clientes que apresentam resistência às atividades por vinculá-las a um aspecto mais superficial da moda. Por outro, temos alguns consultores que ainda perpetuam o mito da “transformação”, fazendo com que a consultoria de imagem se resuma a banhos de loja e frases otimistas. Desfazer esses mitos é uma tarefa diária, pois acredito que a gestão estratégica da imagem está mais próxima de uma cozinha, com seus procedimentos delicados, ferramentas e diversidade de sabores!
A consultoria de imagem jamais toma o protagonismo de seus clientes. Nosso ponto de partida e de chegada são as pessoas. Conhecê-las nos leva a algumas sessões, onde aplico uma série de ferramentas e métodos adquiridos com anos de experiência em psicanálise e moda. Conheça alguns deles!
MOODBOARD
Uma série de exercícios visuais ampara a investigação sobre a história e o estilo de vida do cliente. Um deles é o moodboard, ou quadro de emoções, uma ferramenta aplicada por designers de variados campos para organizar, visualmente, a essência de seus projetos. Trata-se de um quadro montado junto do cliente com a ajuda de recortes de livros e revistas. Ele permite que você estampe visualmente as suas ideias e referências por meio de formas, estilos, texturas, cores e outras representações.
O moodboard é uma maneira de conhecer uma pessoa sem vê-la, só pelas músicas que ela ouve, os filmes que assiste e as cores que gosta. Aquele quadro da Frida Kahlo que você adora diz mais sobre a sua personalidade e sua trajetória do que você imagina!
ENTREVISTAS
Além desse quadro, realizo ainda entrevistas detalhadas, regadas a muito chá, cafezinhos e quitutes. A ideia é deixar o cliente à vontade para expressar as próprias dores e anseios, de modo que possamos diagnosticar como ajuda-lo da melhor maneira possível.
- Graças aos anos de psicanálise, posso dizer que cada caso é um caso e necessita ser tratado como um novo trabalho.
- Apesar de operarmos em uma verdadeira cozinha de afetos, desejos e emoções não há receitas prontas.
- Cada cliente da consultoria de imagem e estilo é único, envolve um trabalho novo e repleto de possibilidades.
- Tanto que, dependendo das demandas do meu cliente, o número de entrevistas que realizo pode ser maior.
FERRAMENTAS ESTRATÉGICAS INCLUEM A COLORAÇÃO PESSOAL
A parte prática da consultoria estratégica de imagem é a que demanda mais ferramentas. Uma delas é a análise de coloração pessoal, que nos permite entender quais são as cores que ressaltam suas qualidades, tanto físicas quanto comportamentais. Nela, além dos tecidos e cartelas, partimos também das atitudes do cliente e dos ambientes em que ele transita para entender que tons podem favorecê-lo.
Antes de trabalhar com imagem, trabalhamos com pessoas
Há ainda outras estratégias para estudar as particularidades e a rotina do cliente, como a análise do guarda-roupa, do rosto e do estilo pessoal. Observe quantas etapas e processos são considerados ao longo desse trabalho! Por isso, defendo que antes de trabalhar com imagem, trabalhamos com pessoas. Isso nos exige capacitação contínua, bem como um esforço diário para engajar outros consultores em um trabalho que seja mais respeitoso com o que há de singular em cada um.
- Saber ler o que os clientes dizem nas entrelinhas é um dos elementos fundamentais de um bom trabalho de gestão estratégica de imagem.
- Muito além das ferramentas de consultoria de imagem, é preciso entender que não seguimos fórmulas prontas, e que, sobretudo, estamos trabalhando com pessoas.
- Acredite: muitas não sabem o que desejam ou precisam. Como Diana Vreeland dizia, o que devemos fazer é ajudá-las em seus processos de reinvenção.
- Assim como fazemos ao combinar ingredientes secretos na cozinha, precisamos surpreender os clientes, indo além do que eles demandam e amparando-os em suas descobertas sobre si.
E você, ficou curiosa com algum desses aspectos da consultoria de imagem? Mande um e-mail para interno@miriamlima.com.br e envie suas dúvidas! Terei prazer em ajudar!