Como você narra sua história? O que você diz, como, quando, para quem e em que contexto são elementos decisivos para comunicar autoridade, credibilidade e acessibilidade. Seja você uma liderança empresarial, empreendedora, profissional liberal, agir com intenção é dominar não apenas códigos de imagem. Os discursos verbais e como a pessoa se comunica são essenciais. Mas o que fazer quando nossas palavras parecem não servir aos nossos objetivos?
Todos temos nossas particularidades para nos comunicar. Especialmente no mundo dos negócios e do empreendedorismo é importante usar de autenticidade para divulgar seu propósito, bem como compreender as demandas do contexto de acordo com seus interlocutores
Ao fazer os ajustes necessários em sua abordagem e seus discursos, você “pode evitar voar às cegas e começar a aparecer de forma mais estratégica em todos os cenários”. Esse alerta é de Rebecca Shambaugh, uma das maiores especialistas mundiais em equidade e inclusão de gênero, presidente e CEO da Shambaugh Leadership.
“Uma sólida compreensão do contexto pode significar a diferença entre o sucesso e o fracasso em seu estilo de comunicação”
(Rebecca Shambaugh, Harvard Business Review)
- Se seu projeto não atende à comunidade que o ouve, as chances de emplacá-lo são mínimas. Algumas mudanças em sua postura podem ajudar você a se comunicar melhor e assumir uma atitude mais proativa, tanto no âmbito profissional quanto no pessoal.
Confira as 5 recomendações que reuni para você se comunicar melhor, que vão ajudar em sua carreira, na vida e nas relações sociais e pessoais.
1. Seja conciso
Para ter credibilidade e influenciar pessoas, especialmente aquelas que estão em cargos executivos, é importante que você seja conciso e permita que seus ouvintes saibam exatamente o papel que eles precisam cumprir em relação àquele assunto. Procure desmistificar o conteúdo, livrando-se de jargões e de palavras em excesso.
2. Tenha atenção à sua imagem
Discursos não se fazem apenas com boas palavras. Um bom profissional não pode prescindir de uma imagem que o acompanhe: além de roupas adequadas, é preciso ter atenção aos gestos e às suas atitudes dentro e fora do ambiente de trabalho. Todos esses elementos ajudam a comunicar seus valores e sua missão.
- O gerenciamento de uma boa imagem profissional nem sempre requer um banho de loja.
- Essencial de verdade é fazer uma investigação profunda sobre suas características únicas, sua personalidade, o seu ambiente de trabalho, suas funções e como você se porta diante de tudo isso.
- Um bom especialista em gestão de imagem e marca pessoal pode ampará-lo.
3. Estude o contexto
Você já lançou uma ideia fantástica, que não foi bem formulada, ou já a compartilhou com pessoas que não estavam dispostas a ouvi-la? Essas situações, que Shambaugh classifica como “erros táticos”, são causadas por dificuldades na compreensão do contexto da apresentação e de qual é o seu papel nesse cenário.
- Quando você é uma autoridade no assunto, é provável que tenha mais espaço para conduzir a conversa.
- Ainda assim, mesmo que as atenções estejam voltadas para você, é importante que sua fala encontre pontos em comum com a audiência.
- Imagine como seria apresentar um smartphone para uma comunidade presa ao passado, onde os telefones fixos mal chegaram?
Se você é um dos executivos em uma reunião, entenda que seu papel é compartilhar suas ideias e fazer com que elas dialoguem com outras. Não roube esse momento para si mesmo: na era da colaboração, os projetos mais bem sucedidos são aqueles que recebem múltiplos pontos de vista para sua execução.
- Para os novatos, vale a máxima de observar e ouvir. Apresente suas ideias sem perder a vontade e a humildade de um aprendiz!
4. Faça e ative sua rede de contatos
O networking ou rede de contatos é a arte de criar e manter relacionamentos vantajosos. Isso não quer dizer bajulação e o ato de se aproveitar das pessoas! Não podemos colaborar sem aprimorar, continuamente, nossos relacionamentos interpessoais.
- Uma rede de contatos ativa e valorizada nos ampara no desenvolvimento pessoal e profissional, pois nos desloca de nossas posições, departamentos ou áreas de especialização, ampliando nossas perspectivas.
5. Compreenda e fortaleça sua relação com o todo
Muitas pessoas deixam de apresentar as próprias ideias porque ficam excessivamente concentrados nas próprias funções. É preciso cultivar uma postura visionária, menos focada em si e mais articulada com o ambiente que o cerca.
- Seu discurso, bem como suas atitudes, deve demonstrar a todos a importância de seu trabalho para aqueles que estão ao redor.
Se você tem dúvidas a respeito de gestão estratégica de imagem, entre em contato. Terei o maior prazer em conversar com você! Envie um email: contato@miriamlima.com.br