Você sabe o que é se vestir bem? Essa dúvida pode parecer simples para quem está acostumado a acompanhar o universo da moda. Contudo, entre homens, especialmente aqueles que estão no ambiente corporativo e não têm tanto tempo para acompanhar o que ocorre nas passarelas, ela torna-se um tanto mais complexa. Tanto que, por medo de inadequações em relação ao dresscode corporativo, muitos se agarram a insípidos costumes pretos, como se estivessem fantasiados de políticos.

Na era do consumo, as pessoas confundem um senso de estilo com um guarda-roupa lotado. Eles não poderiam estar mais enganados! Afinal, o excesso de itens ofusca o olhar para as reais funções das peças, e faz com que fiquemos menos atentos às possíveis combinações. Você não precisa acompanhar todas as tendências para estar em dia com o seu estilo. Na verdade, tudo começa com uma profunda busca para entender quem você é, quais são as suas propostas de carreira e o que você quer dizer.

Quer algumas dicas para enfrentar o dia a dia no trabalho com mais estilo? Veja o que nós preparamos para você!

1

Evite peças largas ou apertadas

Uma roupa muito larga pode deixar a sua aparência desleixada. Essa inadequação é especialmente comum entre pessoas que estão se sentindo acima do peso. O que precisamos ter em mente é que todo tipo de corpo pode ser elegante, e que você só tem a ganhar ao usar as roupas do tamanho correto para as suas medidas.

  • Peças apertadas demais também são prejudiciais para o visual. Além de limitar seus movimentos e colocar seu corpo em evidência (o que não é interessante para um ambiente de trabalho), elas podem protagonizar episódios constrangedores de rasgos.
  • Ao adquirir seu costume, tenha especial atenção com o caimento do paletó sobre os ombros e com o tamanho do gavião da calça.

2

Use peças no comprimento certo

Muitos não sabem qual é o comprimento ideal para as peças do guarda-roupa. Em geral, recomenda-se que a calça não tenha de ser dobrada e não exiba as meias.

  • Na região dos punhos, o paletó deve ficar um dedo acima da camisa.
  • Também é recomendado que a peça fique na altura das mãos na região dos quadris.

3

Evite a ostentação

Você certamente tem um amigo que coleciona camisetas, bonés e jaquetas de marca, com logotipos grandes. Contudo, a necessidade de ostentar o valor do que você usa ofusca a sua personalidade e o seu trabalho. Evite!

4

Atualize seu costume

Você sabe qual é a diferença entre “terno” e “costume”? O terno designa o trio paletó-calça-colete. Já o costume refere-se ao terno sem colete. A cada estação, aparecem novas propostas para a roupa social. Modelagens, número de botões, cores, formatos de lapelas e cortes são componentes importantes para expressar o seu estilo. Portanto, é bem vindo que você dê uma repaginada em seu costume!

  • Os modelos slim fit, com calça e paletó ajustados ao corpo, afinam a silhueta, evidenciam o desenho de seu corpo sem exageros e dão um toque de elegância ao seu visual.
  • Já o costume azul dá um toque jovial ao visual, combina com todos os tons de pele e o paletó pode ser usado com calças chino de tons caramelo.

5

Atenção aos sapatos!

É melhor que você tenha poucos e bons sapatos do que ter um guarda-roupa repleto de modelos disfuncionais. Os calçados sociais, como o derby, o brogue e o oxford ficam bonitos tanto com o terno, quanto com o costume ou com roupas mais despojadas.

  • Alguns ambientes mais descontraídos permitem o uso de tênis casuais brancos com roupas sociais. Fique atento para que eles estejam sempre bem limpos!
  • Já o tênis esportivo deve ficar reservado para a academia (ou para se exercitar ao ar livre!). Mesmo com peças casuais, ele empobrece o visual.

6

Compre menos e melhor

Ter um visual elegante pouco tem a ver com a conta bancária. Tudo depende de seu interesse pelo assunto. Você não precisa ir às compras todos os meses para ter um guarda-roupa funcional.

  • Procure investir na qualidade de suas peças para que você possa usá-las por mais tempo! Bons sapatos, camisas e costumes participam de combinações múltiplas, e não há tendência que substitua uma peça de roupa com bom caimento.
  • Se você tem de dificuldades para se produzir, observe como as pessoas que você admira se vestem. Não se trata de copiar, pois estilo não é algo que se copia. Na verdade, ele depende, principalmente, de um bom treinamento do olhar, e todos nós temos condições de aprender!
Miriam Lima

Miriam Lima

“Luto por um mundo mais justo e humano e ensinei isto a meus filhos. Determinação e persistência são características das quais me orgulho. Acredito que as mulheres são várias, mas também únicas, daí que dedico meu trabalho a cada uma delas e como todas nós algumas vezes ‘enlouqueço’ com as dinâmicas da vida. Escrever neste espaço sobre imagem pessoal, inconsciente, estilo, comportamento, humanidades me enche de alegria” PS – “LEVEI UMA VIDA PARA ME SENTIR BEM NA PRÓPRIA PELE”

Leave a Reply