Você certamente já ouviu algo como “networking? Eu não, me recuso a ‘puxar saco’!” É como se a ideia de alimentar uma rede de contatos estivesse sempre vinculada a atitudes pouco autênticas, como rir de piadas sem graça ou omitir desconfortos. Vivemos em uma cultura em que conversar sobre dinheiro e ter ambições na carreira são atitudes mal vistas.

É como se estes conceitos estivessem sempre associados à ganância e à fome de poder. Contudo, para não cairmos em armadilhas, é preciso que estejamos sempre com um bom dicionário em mãos para não misturar significados! Tomemos, como exemplo, o conceito de lobby, tema que foi tratado por Suzana Pires em sua coluna.

No Brasil, o termo lobby é fortemente associado à ilegalidade e corrupção. Contudo, o termo refere-se a uma atividade conduzida por entidades, empresas, segmentos da sociedade e pessoas físicas para viabilizar seus interesses diante do governo. Informalmente, o termo também é empregado dentro de empresas com este mesmo sentido.

Quer aprender como cultivar uma rede de contatos de maneira autêntica e crescer de maneira sustentável em seu ramo de atuação? Acompanhe aqui!

Diversidade abre novas perspectivas e ajuda a inovar

Na coluna de Suzana Pires, ela fala sobre o crescimento na multiplicação. Segundo ela, ao nos aproximarmos de alguém, precisamos estar disponíveis para multiplicar e entregar algo àquela pessoa, como informações ou novos contatos.

Antes de nossas dicas, gostaríamos de fazer um acréscimo a essa afirmação: no meu trabalho na Miriam Lima acredito também no crescimento pelas diferenças. Afinal, é com uma rede de contatos diversa que ganhamos a oportunidade de adquirir novas perspectivas e inovar! E como fazer networking e cultivar uma rede de contatos autêntica? Com um pouco de preparo, fica muito mais fácil cuidar da sua rede com leveza!

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Cuide de sua imagem e prepare-se adequadamente

Estar preparado para conhecer alguém que possa acrescentar novas perspectivas sobre o seu trabalho não significa que você deixará de ser autêntico. Ao escolher uma roupa condizente com a ocasião do encontro, bem como estudar o histórico da pessoa, você demonstra cuidado e atenção.

  • Pense em sua vestimenta como um elemento de reciprocidade, ou seja, algo que facilite o diálogo. Afinal, se você estiver desconfortável, dificilmente demonstrará o que tem feito de interessante para a sua área.
  • Em caso de dúvida, não tema em buscar ajuda. Há excelentes profissionais de consultoria de imagem capacitados para compreender a sua mensagem e ajudá-lo na construção visual de seu discurso!

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Esteja disponível para aprender

Alimente o seu olhar de aprendiz. Olhe nos olhos de seus interlocutores, esforce-se para saber o nome deles e escute as suas histórias com atenção. Agradeça seus contatos pelas lições aprendidas e atribua créditos sempre que possível.

  • Costumes e terninhos ainda sintetizam o dresscode de colaboradores, excutivos, CEOs, de ambos os sexos, especialmente em empresas tradicionais e escritórios como os de advocacia, por exemplo. O paletó termina sendo protagonista. Então segue uma dica que independe da modelagem, tecido e cor.
  • Na região dos punhos, o paletó deve ficar um dedo acima da camisa. Também é recomendado que a peça fique na altura das mãos na região dos quadris.

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Aproveite os contatos que você já tem

Além de atrair novos contatos, é preciso que você cuide muito bem dos antigos. Confira os lançamentos, palestras e eventos de seus parceiros de trabalho.

  • Procure acompanhar o trabalho deles sempre que possível e ofereça feedbacks úteis.
  • O Linkedin é uma ótima ferramenta para isso – aliás, conheça lá o meu perfil. Vai ser um prazer trocarmos ideias nessa rede.

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Defina estratégias de aproximação

Um dos aspectos mais difíceis de cultivar uma rede de contatos é a aproximação. Há algumas perguntas, contudo, que nos ajudam a transpor essa barreira. Responda-as:

  • Você sabe o que dizer ao se apresentar?
  • Quais são os aspectos de sua carreira que valem ser destacados?
  • Além disso, como é o ambiente onde esse encontro será organizado?
  • Se você costuma ficar ansioso perto de pessoas que admira, prepare um pequeno discurso. Leia-o para você mesmo e para quem possa avaliá-lo.
  • No caso de um ambiente mais descontraído, procure acompanhar alguém que já conheça a pessoa em questão. Assim, ele pode apresentá-los e facilitar o início da conversa.

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Não ‘force a barra’, bajule ou minta

Lembra-se que falamos sobre as noções equivocadas que as pessoas têm sobre o networking? Em parte, elas são alimentadas por pessoas que, ao se aproximar de um contato profissional precioso, se esforçam para se tornar amigas próximas, oferecendo presentes, divulgando mentiras ou bajulando.

  • Você não está neste ambiente para ser íntimo daquela pessoa.
  • Cumprimente-a com um elogio honesto e lembre-se que as suas qualidades são a melhor estratégia de autopromoção que você poderia ter.
  • Reconheça quais foram as suas entregas para o mercado e pense em como o seu trabalho pode somar ao da pessoa em questão.

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Um bom networking exige ética e compromisso!

Por último, vale o lembrete: um bom networking é cultivado com compromisso. Se você promete entregar um determinado resultado, comprometa-se com ele. Daí a importância de não mentir sobre o seu trabalho.

  • Não há qualquer problema em almejar posições melhores no mercado de trabalho.
  • O importante é fomentar esse crescimento com ética, lembrando-se sempre de quais são os seus propósitos no dia a dia do trabalho!
Miriam Lima

Miriam Lima

“Luto por um mundo mais justo e humano e ensinei isto a meus filhos. Determinação e persistência são características das quais me orgulho. Acredito que as mulheres são várias, mas também únicas, daí que dedico meu trabalho a cada uma delas e como todas nós algumas vezes ‘enlouqueço’ com as dinâmicas da vida. Escrever neste espaço sobre imagem pessoal, inconsciente, estilo, comportamento, humanidades me enche de alegria” PS – “LEVEI UMA VIDA PARA ME SENTIR BEM NA PRÓPRIA PELE”

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