Quantas vezes você já foi a um restaurante, pediu um prato bonito, o fotografou e postou em suas redes sociais? Já registrou a própria roupa, um acessório ou mesmo um item novo que adquiriu para a sua mesa de trabalho? Você já parou para pensar no que esses registros dizem sobre você?

Como bem define Juliana Dato, as mídias sociais são plataformas projetadas para permitir a interação social a partir da criação colaborativa de informações e do compartilhamento de conteúdo. Marcadas por relacionamentos horizontais e não hierárquicos, elas propõem novas dinâmicas de comunicação, nas quais um usuário do interior de Minas Gerais pode discutir com um candidato a deputado federal e uma garota de 8 anos dialoga facilmente com a sua cantora americana favorita em apenas alguns cliques.

Somos vistos a todo o momento, o que transformou essas plataformas em verdadeiras ferramentas para a gestão de marca pessoal. Contudo, como conduzir um trabalho de personal branding nas redes sociais e não se tornar um refém da imagem? É o vamos descobrir aqui.

O que considerar ao trabalhar a marca pessoal nas plataformas?

Como já defendi aqui no blog e nas redes sociais, o personal branding tem como objetivo gerenciar a maneira como uma pessoa é percebida. Ele não se contenta somente com a reputação do cliente, pois os valores propagados precisam estar ligados à essência dele.

A marca pessoal precisa ser trabalhada diariamente, com atitudes e boas expressões dela. Não se constrói uma marca da noite para o dia, com discursos e imagens bonitas. No mundo virtual, você é o que aparenta e é facilmente desmascarado. Por isso, é importante entender bem o contexto e usá-lo para comunicar seus valores de maneira eficiente e transparente.

1

Procure separar assuntos pessoais dos profissionais, de modo que você não misture comentários especulativos com assuntos do âmbito do trabalho.

2

Tenha ciência de que as informações postadas nas redes sociais são de sua responsabilidade, o que demanda cuidado com as regras de confidencialidade.

3

Agregue valor sempre que possível. Pense na relevância do tema e apresente fatos novos ou pontos de vista interessantes sobre.

4

Lembre-se que você está em um ambiente público. Evite fazer comentários sobre compras de bens, vida íntima, entre outros. Essas informações podem ser usadas contra você.

5

As redes sociais são uma excelente forma de difundir o seu trabalho. Contudo, em uma era onde cada um se torna uma marca, como bem define Tom Peters, é preciso tomar os devidos cuidados para não ser consumido pela imagem.

Miriam Lima

Miriam Lima

“Luto por um mundo mais justo e humano e ensinei isto a meus filhos. Determinação e persistência são características das quais me orgulho. Acredito que as mulheres são várias, mas também únicas, daí que dedico meu trabalho a cada uma delas e como todas nós algumas vezes ‘enlouqueço’ com as dinâmicas da vida. Escrever neste espaço sobre imagem pessoal, inconsciente, estilo, comportamento, humanidades me enche de alegria” PS – “LEVEI UMA VIDA PARA ME SENTIR BEM NA PRÓPRIA PELE”

Leave a Reply