Quando você pensa em alguém que admira no âmbito do trabalho, você se lembra de quais características? Elegância? Carisma? Bons resultados? Uma boa postura profissional é o cerne para que você conquiste a confiança das pessoas no mercado. Mesmo em empresas mais informais é importante que você transmita a seriedade de suas tarefas e objetivos.
Quer aprender como melhorar sua postura profissional e sentir que está cooperando mais com seus colegas? Confira as dicas que separei para você!
1
Organize-se para ser pontual
A pontualidade exige organização. Esteja você trabalhando em uma empresa informal com horários flexíveis, ou em horário delimitado, é importante que você crie uma rotina disciplinada para cumprir as horas estabelecidas no contrato.
- Quando você se prepara para chegar mais cedo, evita angústias causadas por engarrafamentos e outros transtornos, além do constrangimento de se atrasar para reuniões.
- O compromisso com horário é uma característica forte nas pessoas responsáveis.
- Aos poucos, você conquistará mais a confiança de seus colegas e verá que a pontualidade deixa a sua rotina muito mais produtiva!
2
Trate todos os colaboradores com respeito
Seja com o seu gerente, seja com o funcionário da equipe de limpeza, é importante que você trate todos os seus colegas com respeito e igualdade. A posição ocupada por alguém não significa que essa pessoa mereça mais ou menos respeito.
- Tenha especial atenção com formalidades. O diretor de uma empresa, geralmente mais sério, exige uma postura mais formal.
- Contudo, mesmo nas conversas brincalhonas com seus colegas, é importante ter cuidado com as “gracinhas”.
- Algumas brincadeiras podem ser ofensivas: evite-as! No caso de um deslize acidental, peça desculpas imediatamente.
3
Dê a devida atenção às pessoas
Uma boa postura profissional também é construída sobre a generosidade. Pergunte aos colegas de recursos humanos: uma boa parte das demissões nas empresas são causadas por dificuldades de relacionamento entre colegas. Sem inteligência emocional e etiqueta, a competência perde o seu brilho. Como qualquer tipo de relacionamento, o convívio no ambiente de trabalho necessita de cultivo diário.
- Ao conversar com as pessoas, procure olhá-las nos olhos, demonstrando atenção ao que elas dizem.
- Guarde o seu celular e se distancie de outras distrações. Este tipo de contato é essencial para transmitir segurança em suas ações.
- Busque também se manter consciente das pessoas ao seu redor. Um pouco de cordialidade e atenção podem tornar o ambiente de trabalho muito mais leve e acolhedor.
4
Prometeu? Cumpra!
Para conquistar a confiança das pessoas, é fundamental que você cumpra o que prometeu. Comprometer-se com benefícios apenas para que seus colegas fiquem motivados funciona a curto prazo, mas gera consequências desastrosas no futuro.
- O mesmo vale para os colaboradores, que não devem prometer concluir trabalhos em um curto prazo de tempo se isso não for possível.
- Evite, ao máximo, fazer promessas em momentos de euforia.
5
Aprenda a dizer não
Para garantir que as suas promessas sejam cumpridas, é essencial que você aprenda a dizer “não”. Infelizmente, para agradar colegas e gestores, muitas pessoas adotam uma postura permissiva (por vezes, submissa), acumulando tarefas e permitindo atitudes capazes de deixá-las desconfortáveis.
- Com cuidado, procure avaliar as propostas que lhe são apresentadas.
- Bons sócios e empresas sabem a importância do planejamento e da avaliação no processo de tomada de decisões.
- Não conduza a sua carreira na impulsividade: mantenha-se alinhado aos seus objetivos.
6
Conheça as políticas de sua empresa – e siga-as!
As organizações são construídas em torno de uma série de regras para proporcionar melhor convívio e produtividade, contemplando o relacionamento entre colaboradores, uso de computadores e smartphones, dresscode (código de vestimenta), entre outros.
- A missão e os valores de sua empresa devem estar na essência das atividades de todos os colaboradores.
- Daí a importância dos gestores seguirem estas normas à risca: afinal, a melhor maneira de ensinar é através do exemplo!
Como a consultoria e gestão de imagem pode ajudar?
Se você possui uma empresa e deseja criar um código de vestimenta que apoie seus funcionários nessa tarefa ou não sabe como se expressar visualmente em relação às regras de sua companhia, temos certeza de que uma boa consultoria de imagem pode ajudá-lo!
Gostou das nossas dicas para melhorar a sua postura profissional? Tem alguma dúvida na execução delas? Entre em contato pelo formulário de nosso site ou pelo e-mail: interno@miriamlima.com.br