Quais as estratégias na consultoria de estilo e imagem conseguir clientes? Como nos diferenciar no mercado e viver da profissão? Muitas consultoras estão procurando caminhos e respostas para essas questões, especialmente profissionais em início de carreira. E foi esse o tema de uma aula exclusiva para meu grupo no WhatsApp. No questionário on-line respondido pelas participantes sobre diversos aspectos do nosso trabalho, a falta de clientes foi a principal preocupação. Essa é a pergunta que não quer calar!

Onde estão nossas clientes? Na minha experiência, não dá para começar na profissão, ou continuar nela, sem um passo a passo que envolve prospecção, formação, estudo, network e também planejamento financeiro. Não ter dificuldade de se manter no início é importante para não desistir, mas não existe tipo uma receita de bolo ou fórmula única. Cada pessoa precisa ir construindo seu caminho, aprendendo, errando, acertando o passo em uma jornada que tem alguns “ingredientes” em comum.

A consultoria de estilo e imagem foi minha segunda transição de carreira, aos 53 anos de idade. Tinha tudo para não dar certo ou ser exitosa, porque se não é fácil começar aos 30, imagina uma mulher 50+ ser bem-sucedida na área sem se planejar? Foi o que fiz. Fui atrás do meu sonho na consultoria de imagem sabendo que toda escolha traz renúncias. Renunciei a tudo que já tinha colhido nos mais de 20 anos como psicanalista, o que inclui o status do reconhecimento também entre meus pares. Por isso, sabia que nada aconteceria da noite para o dia. E valeu muito à pena!

Desde sempre empreendo, mas mesmo assim nunca foi fácil. Nunca tive salário fixo no final do mês, sempre precisei lidar com o imprevisível. Nos meus mais de 20 anos clinicando na psicanálise, aprendi que qualquer que seja a profissão, estudo e aprendizado devem ser constantes. Assim como não abrir mão da ética a fim de ganhar mais dinheiro. A clínica psicanalítica representa minha bagagem humana e intelectual e meu aprendizado sobre o comportamento humano. E minha migração de carreira não se deu por insatisfação ou falta de clientes. Pelo contrário! Me organizei para seguir meu sonho de trabalhar com imagem, moda, estilo e antes disso tive outra experiência enriquecedora com a criação de uma marca de roupa festa. Que considero o embrião da minha migração para a consultoria.

“Coisas boas vêm para quem acredita. Coisas melhores vêm para quem é paciente. Já o sucesso só aparece para quem não desiste”

Empreender tem desafios, mas manter o foco compensa

Empreender é ficar cara a cara com um leão por dia. O que pode ser bem assustador para quem acha que na consultoria de estilo e imagem vamos logo de início decolar em atendimentos. Por isso, me planejei, avaliei riscos, conheci o mercado, me inteirei das possibilidades.

Aprendi a duras penas que o sucesso de empreender vem de tentativas e erros. Há épocas melhores e piores, todo profissional precisa lidar com sazonalidade. Por isso, manter o foco é muito importante.

E todas as vezes que somos bem-sucedidas, aprendemos um pouco. Mas toda vez que falhamos, aprendemos muito mais. A gente precisa buscar os acertos, sem fugir de nossos erros.

COMO CHEGAR LÁ? PLANEJE-SE!

  1. Prospectar o mercado.
  2. Cursos, estudo, pesquisa, dedicação.
  3. Networking.
  4. Investimento no off-line e no on-line.
  5. Resiliência para lidar com imprevistos e refazer rotas, por exemplo. A pandemia mostrou que precisamos nos adequar e até reinventar o jeito de trabalhar.
  6. Reserva financeira.

Pergunte-se e questione-se: “Como vou me diferenciar?”

Essa pergunta sempre me acompanha. Oferecer um serviço diferenciado, no meu caso, significou levar para a consultoria de estilo e imagem questões inéditas e inovadoras envolvendo autoimagem, vestir, estilo pessoal. Usei minha experiência sobre o comportamento humano, e minha formação na psicanálise, para criar o método Interno. Meu interesse é oferecer à cliente uma imagem autêntica, em que ela se reconheça em sua identidade visual. Meus atendimentos costumam ser mais longos, me exigem mais tempo, mais disponibilidade. O que se tornou meu diferencial no mercado, sem deixar de lado uma formação técnica de excelência, sempre me atualizando. Então optei em minhas comunicações nas redes sociais, na newsletter, aqui no blog, escrever e publicar conteúdos sobre o que me diferencia. Poderia escrever sobre coloração pessoal ou dar dicas de dresscode, por exemplo? Sim! Tenho conhecimento e domino as técnicas para isso, mas escolhi falar sobre estilo, as questões que envolvem escolhas de roupa e vestir, quebra de padrões, autenticidade, autoconhecimento, inconsciente.

  • Comecei a utilizar a metodologia em meus atendimentos, e desde 2019 ministro o curso para consultoras. Uma formação com foco verdadeiramente na cliente e no entendimento mais profundo de suas demandas e dificuldades de autoimagem, que passa também pelo inconsciente. Conteúdo que dialoga com todas as técnicas de consultoria e voltado tanto para profissionais experientes, quanto para quem está começando na profissão.

Como conseguir clientes?

A consultoria de estilo e imagem lida com todo tipo de perfil de clientes. Mas profissionais que investem em atendimento personalizado, indo além da expertise da técnica têm mais chances, com o tempo, de ter uma agenda recheada de clientes. No meu caso, me voltei para clientes 50+, um nicho quase esquecido. Mulheres maduras apresentam novas demandas.

Quando falo em “nova mulher mais velha” falo de uma mulher que precisa ser considerada fora de caixinhas e estereótipos. Que quer estar bem na própria pele, reforçar sua imagem e marca pessoal, que está em transição de carreira ou mudando de cargo. Atendo empreendedoras, empresárias, gestoras, profissionais liberais. Isso cria um círculo virtuoso, já que o trabalho bem-sucedido traz também convites para palestras e workshops no corporativo.

Quem vê close não vê corre

Estar disposta e preparada para uma jornada extensa de trabalho é muito importante para quem está ingressando na consultoria de estilo e imagem. O que não tem nada a ver com excesso de cobranças. Todos temos limites, mas ajuda muito organizar a agenda de afazeres. Vida perfeita, cliente perfeita, consultora perfeita? No meu caso, acho que romantizar, idealizar, fazer promessas que não posso cumprir é o caminho mais curto para afastar clientes, alunas e boas parcerias.

  • Reserve tempo para estudar e se atualizar. Isso tem um nome no mundo corporativo: lifelong learning. Mas a premissa de que aprendizado não tem data para acabar vale também para nós, empreendedoras. Não dá para ficar na zona de conforto, sem investir em mais conhecimento, tanto técnico, quanto em práticas e processos de atendimento.
  • Amplie seu repertório com leituras e atividades paralelas. Como vamos entender a cliente, sem entender e nos conectar a um mundo sempre em mudança? Pensamento crítico e criatividade são essenciais para a consultora de imagem.
  • Banque seus posicionamentos, seja clara sobre o tipo de consultoria que você oferece, como oferece e responsabilize-se pelas suas práticas. Tem clientes para todo mundo. No meu caso, sempre expressei como valores a diversidade, quebra de padrões, inclusão, consumo responsável.
  • Nos primeiros meses, fazer alguns atendimentos de graça não te desmerecem. Pelo contrário, além de dar experiência, trabalhos bem-sucedidos se tornam um cartão de visitas, validando seu nome no mercado. Uma cliente satisfeita tem sempre uma amiga, familiar ou colega de trabalho que vai indicar você.
  • Boas parcerias são fundamentais. Escolha com critério. Tenha afinidades com a pessoa e que juntas vocês ofereçam um serviço diferenciado. A soma de expertises e experiências diferentes vai destacar essa parceria no mercado, seja em projetos para ampliar a formação de consultoras, seja para o corporativo, cursos, workshops, palestras.
  • Fale de suas histórias e momentos de vida em suas redes sociais. Ao contar suas experiências, ser franca sobre os próprios perrengues, mostrar que tem suas vulnerabilidades, você cria identificação com clientes em potencial. Desde que essas narrativas sejam autênticas e verdadeiras. Vale também para falar de seus sucessos e jornadas exitosas.
  • Finalmente: não desista. Coisas boas levam tempo.

VAMOS NOS CONECTAR?

Convido você, colega consultora e demais profissionais de estilo e imagem a participar do meu grupo no WhatsApp. Esse artigo foi o tema da aula exclusiva que dei para o grupo em 10/12, ao vivo pelo Zoom, sendo que quem não pode participar teve direito a acessar o vídeo pelo meu canal no Youtube. Mas esse conteúdo fica no ar apenas por alguns dias. Portanto, se você quer acompanhar as novas aulas e outros conteúdos inéditos e exclusivos sobre diversas questões que envolvem nosso trabalho, vem para o grupo. Assine também minha newsletter, sempre com material que nos ajuda a pensar nossas práticas e nosso dia a dia na consultoria de imagem + estilo + inspirações + dresscode + atualidades. Direto no seu e-mail, sem qualquer custo.

Miriam Lima

Miriam Lima

“Luto por um mundo mais justo e humano e ensinei isto a meus filhos. Determinação e persistência são características das quais me orgulho. Acredito que as mulheres são várias, mas também únicas, daí que dedico meu trabalho a cada uma delas e como todas nós algumas vezes ‘enlouqueço’ com as dinâmicas da vida. Escrever neste espaço sobre imagem pessoal, inconsciente, estilo, comportamento, humanidades me enche de alegria” PS – “LEVEI UMA VIDA PARA ME SENTIR BEM NA PRÓPRIA PELE”