Como alcançar uma consultoria de imagem de sucesso, e de mais autenticidade, que ajuda efetivamente a cliente a ter uma relação mais fluida e bem resolvida com sua imagem e seu vestir? Quando falamos em autenticidade parece óbvio que oferecemos isso à cliente. Será mesmo? Vestir autêntico não se dá sem questionar velhos hábitos, padrões e idealizações de imagem. Por isso, os resultados de um olhar interno para o estilo pessoal são tão compensadores.

SOBRE OLHAR INTERNO
Está além do visível, da aparência. Ao ‘explorar’ nosso lado de dentro reconhecemos quem somos, nossos desejos, sentimentos, crenças, assim como nossas vulnerabilidades e nossas forças.

  • Um guarda-roupa e uma aparência mais coerentes com os valores e anseios da sua cliente vão permitir que ela se torne mais aberta para agir, vestir-se e expressar sua identidade visual de um jeito autêntico.
  • Antes de comunicar imagem, antes de comunicar estilo, existe uma pessoa querendo comunicar suas histórias com o seu vestir.

A cliente nos convoca para ajudá-la a expressar sua imagem pessoal ou profissional e leva suas histórias de vida para a consultoria. Histórias que se relacionam com sua autoimagem e o jeito como ela se vê e se percebe.

  • Para uma CI que faz diferença na vida da pessoa, a consultora deve desenvolver habilidades para que a cliente se dê conta, localize e compreenda seus impasses e dificuldades.

Mais que roupa, gente que veste a roupa

O trabalho com estilo e imagem é sobre gente. Gente que busca mais satisfação com sua própria imagem, que quer se sentir bem e confortável com sua aparência, suas roupas, seu rosto, seu corpo.

Há muita responsabilidade em jogo na lida as clientes que procuram uma consultoria de estilo e imagem. Você acha que precisamos mesmo de mais profundidade em nossos atendimentos? Para Glória Kalil, isso hoje é essencial, e essa frase dela ilustra bem isso.

“O trabalho de um consultor de imagem hoje é profundo. É preciso entender a pessoa individualmente, saber quais são suas expectativas”

Em palestra para consultoras de imagem, em junho último, a jornalista e escritora alertou que cabe à profissional entender mais profundamente cada cliente, que tem histórias e necessidades singulares. Essa espécie de chamado de Glória Kalil mostra a importância cada vez maior da consultora ir além da aparência , como preconiza o método Interno Estilo, que propõe uma abordagem profunda e inédita da imagem. Estamos no século 21 e as fórmulas e modelos genéricos são cada vez mais arriscados: não dá mais para colocar a cliente em uma linha de produção.

A consultora que se propõe a desenvolver um trabalho personalizado vai auxiliar a cliente nesse caminho, sem ditar e impor regras. Na era da quebra de padrões, não há manual de instruções que ampare a expressão visual das clientes. A capacitação técnica é necessária, mas sem entender a cliente, elas serão apenas regras jogadas ao acaso, incapazes de trazer satisfação e de ajudá-la verdadeiramente.

Coloque 100% do seu foco na sua cliente

  • A construção de uma imagem autêntica, fortemente amparada nos valores e objetivos da cliente, facilita sua comunicação com o mundo e sua rotina.
  • Cabe à consultora abrir mão do que considera o seu ‘ideal’ de aparência e guarda-roupa, dando protagonismo aos desejos da cliente.
  • Use sua técnica para que a cliente amplie o próprio repertório com informações e recursos que se conectem aos desejos de imagem e vestir dela

Humanizar é se conectar com a cliente

  • Humanização não se dá sem entender as reais demandas da cliente.
  • Você não vai conhecer mais a fundo a cliente, seu momento de vida e suas questões de imagem, sem uma escuta genuína.
  • Você não vaI se conectar verdadeiramente com a cliente se não aprender e dominar as ferramentas da escuta, que só o método Interno Estilo ensina às consultoras de imagem.

5 sinais de que sua cliente saiu da consultoria melhor do que entrou

  1. Você conseguiu dar recursos para sua cliente lidar com as dificuldades de autoimagem, vestir e aparência dela. Ela ganhou mais entendimento sobre suas escolhas de imagem.
  2. Você colaborou para que sua cliente se questionasse sobre estereótipos de imagem e se sentisse mais à vontade para dizer não a padrões estéticos idealizados.
  3. Você entregou propostas viáveis, acessíveis, que contemplem o jeito e o estilo de vida da sua cliente. Ela se sente mais segura com seu guarda-roupa e com seu estilo pessoal.
  4. Você colaborou para que a cliente tenha mais bem-estar e conforto emocional com sua imagem.
  5. A cliente se reconheceu em sua identidade visual e deu conta de implementar as mudanças propostas.

Esteja aberta para lidar e se surpreender com o imprevisível

Pessoas não vêm com roteiros pré-estabelecidos. E o que podemos encontrar ao longo de um processo de consultoria de imagem, e em qualquer outro que envolva as emoções humanas, pode nos surpreender positivamente.

  • Lidar com o imprevisível, que aparece durante a consultoria de imagem, certamente enriquece e amplia nossa compreensão da cliente. E produz resultados melhores e mais genuínos.
  • Estar aberta ao imprevisível do universo imagético da cliente é um passo além no atendimento.
  • Passo que dão à consultora de imagem mais recursos para trabalhar com a cliente a identidade visual dela.

Acredito que toda consultora de imagem quer entregar um trabalho de excelência, que atenda a cliente, a deixe satisfeita em suas demandas de identidade visual, sentindo-se mais à vontade na própria pele.

A partir de minhas experiências, posso dizer que não existe nem cliente, nem consultora de imagem, nem situação perfeita. Por isso, além de dominar a comunicação de imagem, os códigos de vestir e etc., precisamos entender quais são os possíveis entraves da cliente com seu corpo, seu rosto, sua imagem, seu vestir.

CONSULTORA DE IMAGEM…

  1. Questione seus processos de atendimento, como você os conduz e seus efeitos na vida e na imagem da cliente.
  2. A pandemia nos ensinou, mais do que nunca, a necessidade de olharmos para dentro.
  3. As consultoras de imagem mais bem sucedidas serão aqueles com amplo conhecimento técnico, mas que também estabeleçam relações humanizadas com suas clientes.
  4. Com isso, você abre possibilidades de propor narrativas visuais e de imagem genuinamente autênticas para cada cliente.

VOCÊ SABE…

  • Por que a cliente responde mal a consultoria, não implementando, por exemplo, as propostas da consultora?
  • Por que muitas clientes, pouco depois do processo de consultoria, retornam à expressão imagética de antes do atendimento?

LEIA AQUI NO BLOG O ARTIGO “4 DORES QUE A CLIENTE LEVA PARA A CI”


RENOVE SEU REPERTÓRIO COM OS E-BOOKS INTERNO ESTILO

Com os quatro e-books Interno Estilo você vai aprender como melhorar seus processos de atendimento, gerando resultados mais bem-sucedidos e efetivos para suas clientes, avançando na carreira e se destacando no mercado. Aprenda a usar suas técnicas em consonância com desejos e necessidades de vestir e imagem delas.

Miriam Lima

Miriam Lima

“Luto por um mundo mais justo e humano e ensinei isto a meus filhos. Determinação e persistência são características das quais me orgulho. Acredito que as mulheres são várias, mas também únicas, daí que dedico meu trabalho a cada uma delas e como todas nós algumas vezes ‘enlouqueço’ com as dinâmicas da vida. Escrever neste espaço sobre imagem pessoal, inconsciente, estilo, comportamento, humanidades me enche de alegria” PS – “LEVEI UMA VIDA PARA ME SENTIR BEM NA PRÓPRIA PELE”

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