Nos últimos três anos, formei pelo método Interno dezenas e dezenas de consultoras de imagem e estilo. Minha metodologia, que comecei aplicando nos processos de atendimento de minhas clientes, foi criada e desenvolvida com uma abordagem inédita e inovadora. Em pouquíssimo tempo, tornou-se referência no mercado: afinal, pela primeira vez as profissionais tinham acesso a conceitos, habilidades, práticas e ferramentas que nenhum outro curso oferece. Autoconhecimento na consultoria de imagem, escutar, humanizar, imagem e estilo além da aparência e consultoria que transforma logo se tornaram um valioso aprendizado para minhas alunas. Os pilares Interno foram adotados por elas, que viram os resultados positivos em suas próprias clientes. E fico muito satisfeita quando as alunas afirmam que meu método “não vende casinha no céu”. Não se vale de soluções milagrosas e vai em direção oposta às formações que ensinam a decifrar a personalidade a partir de traços faciais e corporais da cliente.

Ou seja, com o método Interno você não se depara com promessas mirabolantes, e ilusórias, sobre a relação da pessoa com sua autoimagem, aparência, autoestima, autoaceitação. Isso só gera frustração e pode inclusive afetar a saúde mental da cliente.

Mas porque o método Interno muda tanto, e para melhor, a vida, a carreira e a trajetória da consultora de imagem? Criei a metodologia a partir de minha experiência com o comportamento humano, já que me dediquei à psicanálise clínica por mais de duas décadas, e para isso foram 30 anos de formação, estudos, pesquisas permanentes e publicações de artigos científicos. Minha bagagem psicanalítica foi essencial para desenvolver os conceitos, práticas e ferramentas que ensino.

Quando iniciei o trabalho na consultoria de imagem, percebi que o mercado tinha ótimos cursos técnicos, mas se o foco da consultoria é a cliente, do começo ao fim do processo, como entender suas dificuldades, entraves e demandas de autoimagem? Isso a técnica não ensina, porque não é essa a função desses cursos. Isso o método Interno ensina!

Metodologia acabou com o gap na formação da consultora de imagem

O gap na formação da consultora de imagem foi ocupado pelo método Interno desde o início, o que se consolida dia após dia, à medida que as alunas implementam a metodologia e contam os excelentes resultados que estão obtendo. De lá para cá, vi várias consultoras de imagem adotarem em seus discursos, meio que dá boca para fora, o que está no cerne da metodologia: escuta, humanização, transformação. Só que isso não se sustenta, quando se trata de meros slogans, que nada trazem de conceitos e ferramentas para o entendimento da cliente. Nunca pautei meu trabalho pelas palavras do “dicionário da moda” para atrair clientes ou alunas, porque sem experiência, conteúdo programático e relevante, a gente cai no vazio das expressões clichê.

  • Autoconhecimento, por exemplo, tornou-se um desses clichês.
  • Como se o conhecimento de si fosse algo de fácil acesso, que uma cliente da consultoria de imagem ganhe como espécie de bônus ao término do processo.
  • Autoconhecimento é uma jornada que depende do investimento de cada pessoa ao longo do tempo.
  • Existem várias vias para se conhecer, cada uma leva a um lugar e traz um resultado. Eu comecei a fazer análise pessoal aos vinte e poucos anos. Um processo que levou 25 anos.

Habilidades essenciais que o método Interno te ajuda a desenvolver

Muitas profissionais de imagem também andam se perguntando como crescer na carreira, como dar relevância ao trabalho, como ampliar sua base de clientes. Vão se destacar no mercado, profissionais com “talentos híbridos”. O que no nosso caso exige ir além da técnica: não importa o quanto você a domine. Hoje, sem habilidades humanas, nosso trabalho vai começar a perder valor.

De minha parte, continuo investindo também em excelentes cursos técnicos, muito importantes para desenvolver as soluções funcionais de imagem para minhas clientes. Mas me diferencio pelas práticas humanizadas da metodologia Interno. A consultora de imagem vai se diferenciar com a junção da técnica às práticas genuinamente humanizadas.

Nestes tempos de pós-verdade, em que tanta gente na consultoria de imagem se vale de narrativas para escamotear os fatos, ou se vale de pseudociência para “vender seu peixe”, a reflexão e o questionamento que vêm do pensamento crítico fazem diferença na vida, no trabalho, na carreira. Minha metodologia ajuda a profissional a desenvolver algumas habilidades muito importantes, pensamento crítico e criatividade são duas delas, e introduz o autoconhecimento como uma espécie de mãe dessas habilidades.

  • O método Interno ajuda a consultora de imagem a questionar padrões estéticos e corporais.
  • A quebrar estereótipos, ainda tão usados em nossa área, que enquadram as clientes de acordo com seu tipo físico, idade, cor da pele e, muitas vezes, personalidade.

No que o método Interno acredita? Saiba que isso faz toda diferença no seu trabalho!

O método Interno acredita que as nossas escolhas de imagem, na maioria das vezes, são desconhecidas por nós, pois têm raízes inconscientes. Por isso, a abordagem, tanto da imagem, quanto do estilo, deve ser entendida a partir da história de vida da cliente e nas conexões que parte dessa história têm com a imagem. Aprendemos que imagem é percepção, só que existe também a percepção inconsciente e aí é que são elas.

  • Que uma consultoria não pode se fechar em número de encontros exatos – não existe uma regra, pois cada pessoa tem diferentes necessidades e disponibilidades.
  • Uma premissa é privilegiar uma agenda fluida, pois cada cliente tem seu tempo para assimilar as técnicas.
  • Que a consultora de imagem deve abrir mão de seu poder ilusório. Ocupar o lugar de poder é quando a consultora pretende saber toda a verdade sobre a cliente, o que é impossível. À medida que a consultora entende que somente a cliente é capaz de guiá-la, ganha mais condições de contribuir para uma expressiva mudança de identidade visual.
  • Que alterar padrões estéticos não é tão simples. A autoimagem da cliente, que começa a ser constituída na mais tenra infância, e segue ao longo da vida, é construída por partes, e sofre uma série de alterações em função das experiências de cada pessoa.
  • Que o saber está sempre com a cliente, mesmo que ela não saiba disso. É ela quem sabe sobre sua imagem, mesmo que desconheça esse fato. Nem tudo o que a cliente fala passa pelo entendimento racional.

Como assim, não sabe que sabe?Eu me refiro ao saber inconsciente, que constitui a todos nós, e é responsável pelos nossos desejos. Principalmente aqueles mais secretos, que não contamos para ninguém. Percebo que ainda existe um certo “não quero saber disso” quando se fala de inconsciente, que se manifesta nos nossos sonhos, pesadelos, nos atos falhos (quando trocamos o nome de alguém por exemplo), nos pequenos e grandes esquecimentos, que às vezes nos parecem incompreensíveis. Se prestarmos atenção no cotidiano vamos perceber suas manifestações.

Cinco coisas que a consultora de imagem só aprende com o método Interno

É a palavra que humaniza. Sem aprender a escutar sua cliente você jamais vai alcançar a humanização em sua consultoria de imagem. Não adiante dizer que “já humaniza seus processos”, quando não se dispõe ao aprendizado e ao exercício da escuta. O método Interno te ensina a desenvolver essa habilidade e as ferramentas para isso. Não tem como estabelecer o fluxo de humanização, imagem autêntica e transformação na vida da cliente sem aprender a escutá-la: você só vai entender mais a fundo questões de autoimagem da pessoa com a “arte da escutatória”.

1 | Consultora de imagem: você se conhece?
Autoconhecimento é a base para uma consultoria de imagem autêntica, que impacta positivamente a relação da cliente com sua imagem. O que não costuma ser tão fácil. Quando a profissional amplia seu entendimento do que envolve o conhecimento de si pode ajudar mais efetivamente a cliente em suas dificuldades e demandas de imagem e estilo. Não tem como falar do externo, da aparência, sem nos darmos conta de nossos movimentos e abalos internos.

2 | Consultoria de imagem com escuta
A escuta é o cerne do método Interno. Quando falamos de imagem e riscos de padronização, lidamos com idealizações, vaidades, noções distorcidas, falsas crenças e os pilares da autoestima e autoimagem da cliente. Como escutar plenamente sua cliente? Como alcançar a escuta que vai conectar você, consultora de imagem, a sua cliente? Como desenvolver a habilidade e os recursos da arte de escutar? No método Interno para Consultores de Imagem você aprende o que é uma escuta autêntica, como desenvolver essa escuta e as ferramentas para chegar lá.

3 | Consultoria de imagem que humaniza
As alunas do método Interno aprendem a pensar suas práticas sob uma nova perspectiva de imagem, aparência e estilo. Compreender por que os afetos e as emoções são decisivas em nossas escolhas de imagem é fundamental para a consultora. Não tem como falar de humanização sem entender as vulnerabilidades e as “dores” de imagem da cliente. Lidar com as diferenças de cada cliente, e fazer valer o que ela tem de único e singular, promove resultados autênticos. Isso é humanizar!

4 | Imagem e estilo além da aparência
Com o aprendizado da escuta, sem a qual não existe a verdadeira humanização, a consultora de imagem abre possibilidades para trabalhar com a cliente uma imagem além da aparência. Afinal, fica impossível propor identidade visual e estilo autênticos quando ficamos apenas na superfície, quando não entendemos como a cliente se vê e sua percepção da própria imagem. Imagem além da aparência e autenticidade são indissociáveis.

5 | Consultoria de imagem que transforma
Ir além da técnica, aprender a lidar com as questões de imagem da cliente, personalizar o atendimento. O método Interno traz a possibilidade real de transformação também da própria consultora de imagem, que adquire uma compreensão mais profunda do alcance e dos benefícios da consultoria de estilo e imagem, transformando assim a vida da cliente. Consultoria de imagem que transforma é aquela que ajuda a cliente a ter mais recursos para descobrir seu estilo e tirar o melhor proveito dele.

Quatro coisas muito importantes que me perguntam sobre o método Interno

1 | O método Interno é só para consultoras de imagem experientes?
Não! De jeito nenhum! A metodologia é para toda consultora de estilo e imagem, não importa o tempo que esteja no mercado. Quem está começando agora na área sai na frente, investindo em uma formação que ajuda a entender melhor e mais a fundo as demandas e dificuldades de imagem da cliente.

2 | O método Interno é uma nova técnica de consultoria de imagem?
Não!!! O método Interno caminha lado a lado e dialoga com as diferentes técnicas da consultoria de imagem. O método preenche uma lacuna na formação da profissional com uma proposta inédita, conectando técnica à habilidade de entender dificuldades e necessidades de imagem da cliente.

3 | O que eu ganho fazendo o curso do método Interno?
Muitas coisas! O método Interno leva você a entender mais e melhor o comportamento humano e as questões de imagem, autoimagem e aparência da sua cliente. Impasses e dificuldades de imagem não são poucas e diferem de pessoa para pessoa.

  • Desconsiderar (ou ignorar) o quanto essas questões impactam a imagem pode ter efeitos negativos, os mais diversos, no seu processo de trabalho.
  • Mas quando você começa a entendê-las, lida melhor com as vulnerabilidades de imagem da cliente.
  • Isso possibilita a humanização da sua prática de trabalho. Mais recursos, mais clientes.
  • Na metodologia Interno o foco é verdadeiramente a cliente, cabendo a você ser a catalisadora do processo.
  • Você aprende também como enfrentar eventuais dificuldades na relação consultora/cliente.

4 | O método Interno disponibiliza ferramentas?
A metodologia traz ferramentas inéditas para você aplicar e ter as habilidades necessárias para entender sua cliente.

  • Você vai ter acesso ao Moodboard Interno, que traz recursos inéditos para trabalhar com sua cliente.
  • Você vai aprender a desenvolver entrevistas personalizadas, que são aplicadas antes dos questionários técnicos, o que inclui uma série de perguntas que integra os roteiros customizáveis Interno.
  • Espelho, espelho meu: questionário exclusivo Interno para compreender mais a fundo questões de autoimagem da cliente.
  • Aprenda como formatar roteiros de investigação de imagem e autoestima, respeitando os limites dados pela cliente.
  • Essas são só algumas das ferramentas Interno que você aprende para usar em sua prática de trabalho.
  • Alunas do método Interno para Consultores de Imagem ganham o livro em PDF com o conteúdo completo do curso, incluindo as sugestões para montar e personalizar roteiros e questionários.
  • Além desse material, você recebe e-books exclusivos e temáticos com assuntos do dia a dia da consultoria de estilo e imagem.

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Miriam Lima

Miriam Lima

“Luto por um mundo mais justo e humano e ensinei isto a meus filhos. Determinação e persistência são características das quais me orgulho. Acredito que as mulheres são várias, mas também únicas, daí que dedico meu trabalho a cada uma delas e como todas nós algumas vezes ‘enlouqueço’ com as dinâmicas da vida. Escrever neste espaço sobre imagem pessoal, inconsciente, estilo, comportamento, humanidades me enche de alegria” PS – “LEVEI UMA VIDA PARA ME SENTIR BEM NA PRÓPRIA PELE”