Quem visita meu site encontra na home três conceitos intrínsecos ao meu trabalho: consultoria com escuta, que humaniza, que transforma. Essas expressões são essenciais à minha prática profissional no atendimento de clientes, nas mentorias e nos cursos que ministro, amparados na metodologia Interno. Não são meras declarações com efeito slogan para encantar corações e mentes. Mas vejo que há muitas interpretações, digamos assim, na aplicação e no entendimento delas.
Afinal, o que é transformação na consultoria de imagem? Será que podemos “transformar” a vida do cliente? Ou estamos adotando uma escala de valores de certo modo ilusória quanto a isso? Essas são questões que não devem ficar em reserva. Nós, profissionais de imagem, ao final de cada atendimento, devemos nos indagar e refletir sobre os resultados e efeitos de nosso trabalho. O que é transformar a vida de alguém? Será que adotamos processos e práticas genuinamente transformadoras?
No Houaiss, transformar, que vem do latim transfōrmo, significa “fazer tomar ou tomar nova feição ou caráter; alterar(-se), modificar(-se); converter(-se), transfigurar(-se)”. Quando conjugamos o verbo no sentido de transformações positivas, nós, consultores de imagem, deveríamos averiguar os impactos de nosso trabalho na vida do cliente e os benefícios que efetivamente geramos. Será que entregamos propostas viáveis, acessíveis, que contemplem o jeito e o estilo de vida da pessoa?
SEIS PERGUNTAS QUE TODA CONSULTORA DE IMAGEM DEVE SE FAZER
Sempre me questiono, ao final do processo, se minha consultoria de imagem contribuiu para:
- Mais recursos para a cliente lidar com entraves relacionados à aparência.
- Mais entendimento da cliente sobre suas escolhas de imagem.
- Mais autonomia da cliente sobre a própria imagem, a fim de não se tornar refém do trabalho do consultor.
- Mais liberdade para a cliente dizer não a padrões idealizados.
- Para a cliente se reconhecer em sua identidade visual, mesmo que pareça ter passado por uma revolução em sua imagem.
- Para propiciar à cliente mais conforto emocional e bem-estar com sua imagem.
Que tal ir além da técnica? Você acolhe as dores de sua cliente?
Transformar a vida de alguém seria um marco e tanto, um ponto de inflexão que dificilmente um processo de consultoria de imagem, por si só, alcança em sua plenitude. Entretanto, se conseguimos responder sim às questões expostas acima, nosso trabalho contribuiu para um processo de transformação, que será sempre singular e de dentro para fora. Está ao nosso alcance auxiliar a cliente nessa jornada, provocando nela “despertamentos”, o que leva uma pessoa a se sentir melhor e mais autêntica com sua imagem.
A técnica pela técnica não dá conta disso, pois precisamos acessar e acolher as dores da pessoa, suas dificuldades relacionadas à aparência, comportamento e comunicação. Quem se propõe a um processo de atendimento 100% funcional vai entregar uma consultoria tecnicamente adequada de identidade visual, porém será que vai contemplar as demandas subjetivas de imagem da cliente?
Metodologia Interno: que transformação é essa? Saiba aqui!
Quando criei e desenvolvi a metodologia Interno me vi às voltas com questionamentos de colegas da consultoria de imagem sobre o alcance transformador de nosso trabalho. Entendo que a transformação se inicia com o autoconhecimento do próprio profissional. Além disso, precisamos ampliar nosso repertório e nosso campo de visão, estender nosso olhar, exercitar nossa escuta, e não apenas ouvir, compreender que o jeito como vemos o mundo reverbera em nossos atendimentos, adquirir e adotar processos e práticas em que o cliente seja, efetivamente, o fio condutor da consultoria.
Não à toa, aprendo muito também com minhas alunas do curso Autoconhecimento para Consultores de Imagem – método Interno. Quando peço a cada uma delas um feedback, percebo que estamos todas transformadas, mais empáticas, mais dispostas a abordagens diferenciadas, com mais escutatória e menos falatórias, como escreveu Rubem Alves.
Ir além da expertise das técnicas, aprender a lidar com uma série de questões de imagem dos clientes, e com as nossas, personalizar o atendimento. O que as alunas me dizem é que a metodologia Interno tem a possibilidade real de transformação delas mesmas, pois adquirem uma compreensão mais profunda das possibilidades e benefícios da consultoria de imagem. O entendimento de que a consultoria pode e deve ir além da reprodução técnica fica no horizonte das profissionais, que saem transformadas do curso, como quase todas afirmam. Isso impacta no trabalho de todas nós, criando um círculo virtuoso que alcança nossas clientes.
UM DIVISOR DE ÁGUAS
“O método Interno transformou meus atendimentos e minha vida! Indico a todos os consultores de imagem, especialmente neste momento que corrobora e reforça a certeza de que o atendimento humanizado é presente e futuro. Muito orgulho em dizer que sou formada no método Interno” (Bia Vinciprova, RJ)
“O metodo Interno foi um divisor de águas, não só na profissão como na minha vida. O conteúdo é riquíssimo, profundo e fala de gente, humanizaçao, empatia e respeito, tratando de temas que realmente acontecem em atendimentos reais. Super recomendo para profissionais que estão cansados da mesmice” (Clara Brunning, CR)
“O curso Autoconhecimento para Consultores de Imagem – método Interno é um divisor de águas nos meus atendimentos. Minhas clientes estão cada vez mais satisfeitas, conscientes das suas escolhas e donas de si. Além disso, percebo o valor que elas dão à essa jornada tão profunda. Com certeza, o melhor curso que eu fiz na área” (Débora Lafetá, Brasília)
“Com certeza o futuro da consultoria de imagem é um atendimento humanizado, e o método Interno é um divisor de águas na minha vida e nos meus atendimentos. É o que sempre disse, consultoria de imagem é muito mais do que montar looks. O metodo Interno deveria fazer parte do curso de formação em consultoria de imagem” (Teresa Madalena, RJ)
Consultoria de imagem que transforma dá autoestima ao cliente?
Eis uma questão complexa, que não pode ser interpretada literalmente. Será que uma consultoria de imagem realmente transforma a cliente a ponto de dar a ela autoestima? Acredito que nosso trabalho, em certas situações, pode contribuir para elevar a autoestima, mas lembro aqui que o gostar de si, se valorizar, estar bem com a autoimagem passa por altos e baixos. Como afirmou o psicanalista Luiz Hanns (Casa do Saber), para a maior parte das pessoas é um desafio construir e sustentar, ao longo da vida, o tempo todo, a imagem que temos de nós.
Ou seja, raras pessoas possuem uma autoestima inquebrantável, que independe da aprovação de outras pessoas. Entendo, como escrevi em artigo aqui no blog, que a consultoria de imagem que pode ajudar na autoestima demanda tempo, pede a escuta da cliente, o interesse genuíno de saber mais um pouco sobre ela. Mas não existe milagre ou receita pronta.
Gostou desse artigo? Se você se interessa em conversar sobre nossas práticas na consultoria de imagem, e ampliar o alcance e as possibilidades de seu trabalho, convido você a me acompanhar no Instagram e conferir também minha agenda das lives temáticas. Toda semana, encontros e conversar ótimas com profissionais da área de imagem sobre temas que andam no nosso horizonte. Você é sempre bem-vinda!