Novas tecnologias vão permitir, cada vez mais e com mais recursos, que a Inteligência Artificial ofereça, por exemplo, serviços de consultoria de estilo e imagem. Entretanto, as máquinas, ainda que tenham programas sofisticados, não são capazes de nossa humanidade, o que no nosso caso se relaciona também em como investimos nos processos de atendimento, acolhendo dores, dificuldades, impasses e necessidade de imagem de nosso cliente. O que vai além da técnica! Mas como avançar da teoria à prática genuinamente humanizada em nossos processos de trabalho? Para começo de conversa, humanizar o atendimento é compreender que cada cliente age de uma forma em relação a sua imagem. Ou seja, lê o mundo conforme sua partitura interna, o que agora passa também pelas mudanças provocadas pelo coronavírus.

O futuro chegou mais rápido com a escalada, sem precedentes, do home office, o que obrigou a adaptações quando espaços da casa e do trabalho se tornaram únicos para milhares de pessoas. O que não se deu tão facilmente, especialmente para as mulheres, que em muitos casos precisaram “equilibrar os pratinhos” ou fazer malabarismo para dar conta do trabalho e dos filhos com aulas online. Não à toa a expressão “nômades digitais” ganhou mais relevância, especialmente entre profissionais que sonham com a liberdade de trabalhar de qualquer lugar do mundo. Mas não vamos nos enganar sobre os efeitos da pandemia nas nossas emoções, após meses e meses de distanciamento social. Luto, desemprego, separações, incertezas, medo mexeram com corações e mentes, aumentando casos de ansiedade, estresse e mesmo depressão. Muita gente também está repensando a trajetória profissional, o que inclui mudança de carreira, de estilo de vida, de consumo. Questões que envolvem a saúde mental saíram do limbo, enquanto a busca por autoconhecimento como forma de se reconhecer no mundo aumenta.

A consultora de estilo e imagem deve se preparar para lidar com um novo cliente, mais fragilizado e mais exigente, e suas expectativas relacionadas a estilo e imagem. São desafios para o profissional e tarefa que vai exigir o aprendizado para desenvolver as habilidades de escuta. Cada pessoa tem uma lente singular para se enxergar e os quereres de estilo, imagem e aparência serão sempre singulares, assim como a percepção de imagem que a pessoa tem de si.

Fórmulas prontas, amparadas tão somente pela técnica, são arriscadas. Uma consultoria de estilo e imagem humanizada, e com propósito, ajuda a romper com padrões idealizados de beleza, estética e corpo cada vez mais inalcançáveis. Se ficamos desavisados sobre isso podemos causar desconforto emocional e até sofrimento ao nosso cliente. Porém, quando humanizamos de verdade nossas práticas de atendimento, o cliente pode alcançar uma relação mais fluida e mais autônoma para decidir sobre suas escolhas de imagem. O que possibilita menos conflito com o próprio corpo, gerando, na medida do possível, mais bem-estar com sua aparência.

Que tal conjugar o verbo humanizar também para nós mesmas?

  1. Humanizar nossa prática e processos de atendimento está ligado também a questionar padrões de imagem, modelos de beleza idealizados, estereótipos e paradigmas de idade, corpos, raça.
  2. O consultor de estilo e imagem que se propõe a tais questionamentos deve investir na humanização de seus processos de atendimento. Quanto mais avançar nisso, mais vai ajudar seu cliente. Inclusive sem ceder, algumas vezes, a exigências impiedosas e até inalcançáveis da cliente em relação a sua autoimagem.
  3. Prática humanizada de atendimento é treino e exercício diários para que o consultor consiga abdicar das suas próprias padronizações e modelos de imagem.
  4. Temos ainda introjetada uma cultura do que seria belo, razoável, funcional, aplicável e ideal para nossa cliente a partir dos nossos modelos. Nos libertar desses padrões é essencial.
  5. Quando o consultor de estilo e imagem se apoia tão somente na objetividade da técnica renuncia à humanização. Conceito que se tornou relevante em todas as áreas que lidam com gente. Porque seria diferente na consultoria de estilo, imagem e marca pessoal?
  6. A consultoria de imagem trabalha com gente. O que exige acolhimento, tempo, atenção e ir além das indagações funcionais sobre demandas da cliente.

Humanização no método Interno não se dá sem acolher dores da cliente

Criei o método Interno para propiciar uma consultoria genuinamente humanizada. Para isso, só entendendo melhor e mais profundamente as demandas, impasses e dificuldades de imagem de minhas clientes. Psicanalista de formação, e com mais de 20 anos de atendimento clínico, usei minha experiência sobre o comportamento humano para trazer essas propostas inéditas para o campo da consultoria de imagem. Daí a importância da escuta da cliente, de respeitar seu tempo e ritmo, ampliando o número de encontros, personalizando roteiros, considerando seu momento de vida e algumas de suas histórias.

Antes de chegar ao questionário técnico, converso algumas vezes com a cliente, sem me valer de roteiros prévios e engessados, dando a chance de que algo de inédito, até mesmo para ela, surja dessas entrevistas. Me dedico aos aspectos não objetivos, tão importantes de ser considerados, pois permeiam as escolhas de imagem e o que a pessoa está buscando na consultoria.

Meu conceito e prática de consultoria que humaniza não se dá sem me debruçar sobre essas questões, já que não poucas vezes nos deparamos com pessoas que se apresentam visualmente desconectadas de seus gostos. Alterar padrões estéticos é complexo, daí tantas vezes a dificuldade da cliente em implementar propostas do consultor de imagem. Por isso, o curso Autoconhecimento – Método Interno foi desenvolvido para auxiliar o profissional em seus processos de atendimento.

As alunas dos meus cursos Interno aprendem a pensar suas práticas sob uma nova perspectiva, já que apesar da excelência dos diversos cursos técnicos, nenhum deles se ocupa das questões subjetivas ligadas à imagem e estilo. Compreender por que as emoções são decisivas em nossas escolhas de imagem é fundamental. Não tem como falar de humanização sem entender as vulnerabilidades e as dores da cliente. Lidar com as diferenças de cada cliente, e fazer valer o que cada pessoa tem de único e singular, promove resultados autênticos.

VAMOS PENSAR SOBRE ISSO?

  • Somos consultores de estilo e imagem e trabalhamos com o externo, aparência, comunicação, roupa, comportamento. Mas a humanidade vem do interno.
  • O atendimento que se pretende humanizado passa pela lida com as vulnerabilidades do cliente.
  • E não somente as dele. As nossas também, já que ao lidarmos com as dificuldades da cliente em relação a sua imagem, invariavelmente nos defrontamos com as nossas.

QUESTIONE-SE

Por que é tão difícil trabalhar com pessoas que escapam do perfil do cliente padrão? Ou seja, aquelas que não sejam brancas, magras e jovens? Não fuja dessa questão, pergunte-se sobre isso, o que tem tudo a ver com autoconhecimento.

REFLITA

Consultoria de imagem não é sobre você. É sobre o outro. Não idealize a sua própria história, o seu gosto, o seu jeito. Roupa é comunicação. É o universo do cliente. É a ferramenta de comunicação dele, não a nossa.

Miriam Lima

Miriam Lima

“Luto por um mundo mais justo e humano e ensinei isto a meus filhos. Determinação e persistência são características das quais me orgulho. Acredito que as mulheres são várias, mas também únicas, daí que dedico meu trabalho a cada uma delas e como todas nós algumas vezes ‘enlouqueço’ com as dinâmicas da vida. Escrever neste espaço sobre imagem pessoal, inconsciente, estilo, comportamento, humanidades me enche de alegria” PS – “LEVEI UMA VIDA PARA ME SENTIR BEM NA PRÓPRIA PELE”