Nas escolas de design, aprendemos que a base de um projeto está nos seus requisitos, qualquer que seja a natureza dele. Ao entendermos a necessidade do cliente, compreendemos também seus limites e potencialidades. Na consultoria de imagem, identificar as reais demandas de quem nos contrata é um desafio; cada pessoa é única, e não podemos, jamais, fundamentar nossas atividades em suposições e “achismos”.

É preciso perceber motivações, expectativas, anseios, dificuldades, atitudes e sentimentos. Tudo passa pelo nível emocional e pelo território do inconsciente, acessados somente por meio da sabedoria. E o caminho para a sabedoria está no conhecimento que desenvolvemos sobre nós mesmos. Por isso, defendo tanto a importância de investigarmos o conceito de autoconhecimento para consultores de imagem.

O Código de Ética e de Padrões de Conduta Profissional da Associação Internacional dos Consultores de Imagem (AICI) estabelece que “os membros devem definir claramente, por escrito ou verbalmente, a natureza e o objetivo dos serviços a serem executados, bem como todos os custos envolvidos no projeto, do início à conclusão”.

Contudo, seja pela timidez dos primeiros encontros, seja pela falta de clareza do consultor em relação aos objetivos de um serviço de consultoria de imagem, os clientes ficam à mercê das sugestões do profissional, sentindo-se pouco à vontade para questionamentos e mesmo para incluir seus próprios repertórios. Como consequência, o consultor aplica uma série de regras tidas como universais, que na prática não funcionam tão bem assim.

O consultor de imagem deve ter muita cautela na aproximação com o cliente, respeitando a individualidade e a autenticidade dele. O autoconhecimento nos oferece ferramentas para uma relação mais empática com nossos clientes, de modo que possamos compreender seu tempo, limitações e potencialidades

PENSE SOBRE ISSO

  • A importância do equilíbrio entre técnica e prática na formação em consultoria de imagem é o que nos diferencia
  • A formação de qualquer profissional requer o equilíbrio entre técnica e prática.
  • Sem teoria e técnicas não nos preparamos adequadamente para nossas missões.
  • Sem a prática, o conhecimento não amplia seus benefícios.

Diante disso, por que alguns consultores insistem em decorar manuais com técnicas de visagismo, styling e análise de cor e não investem a mesma energia para aprimorar o entendimento sobre os seres humanos que irão atender?

Qual a responsabilidade do consultor de imagem na lida com o cliente?

Há muita responsabilidade em jogo na lida com o cliente. O cliente leva, em cada um dos encontros, suas expectativas, sua história de vida e toda a sorte de afetos envolvidos. E é aí que os resultados podem ficar comprometidos pelo excesso da técnica: ansiosos para colocar o cliente em uma verdadeira linha de produção, consultores de imagem os abordam com fórmulas e modelos genéricos, que não se adequam às particularidades de quem os procura.

É importante estudar sempre as novidades em metodologia, visões de mercado e recursos tecnológicos. Mas o conhecimento sobre a natureza humana é o que nos leva a ultrapassar os limites dos dispositivos e das técnicas, fazendo com que eles operem a nosso favor e possam nos ajudar com os mais variados perfis de clientes.

Trazendo impactos positivos sobre os três pilares da imagem pessoal (aparência, comportamento e comunicação), o autoconhecimento é um recurso essencial para a formação de um consultor de imagem que deseje compreender seus clientes, entendendo seus receios, expectativas, potencialidades e limites.

Por meio do aprimoramento da escuta e da empatia, o autoconhecimento promove transformações de dentro para fora, construindo pontes e permitindo entender as emoções por trás da imagem do cliente. Quando o consultor de imagem investe no conhecimento de si, ganha ferramentas eficazes para ajudar aqueles que o procuram.

Interessou-se sobre o assunto? Acesse o meu perfil no Instagram (@interno.miriamlima) e saiba mais sobre o curso “Autoconhecimento para consultores de imagem – Método Interno”, conteúdo que desenvolvi após anos de experiência na Psicanálise e na Consultoria de Imagem. Será um prazer esclarecer suas dúvidas e receber você em uma de minhas turmas!

Miriam Lima

Miriam Lima

“Luto por um mundo mais justo e humano e ensinei isto a meus filhos. Determinação e persistência são características das quais me orgulho. Acredito que as mulheres são várias, mas também únicas, daí que dedico meu trabalho a cada uma delas e como todas nós algumas vezes ‘enlouqueço’ com as dinâmicas da vida. Escrever neste espaço sobre imagem pessoal, inconsciente, estilo, comportamento, humanidades me enche de alegria” PS – “LEVEI UMA VIDA PARA ME SENTIR BEM NA PRÓPRIA PELE”

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