Muitas pessoas sentem apreensão diante do tema etiqueta empresarial, já que ainda o associam a valores supérfluos. O medo não é infundado, pois muitos profissionais ainda adotam um tom pedante para a abordagem deste assunto. Não dá para negar, contudo, que a etiqueta facilita diálogos e dentro das empresas torna-se fundamental para mantê-las em crescimento.

Um estudo realizado pela Universidade de Chicago apontou que as pessoas bem-cuidadas ganhavam 23% a mais do que as pessoas com aparência regular. Ou seja, até mesmo algumas intervenções mínimas na imagem podem provocar grandes mudanças na carreira e, consequentemente, no rumo dos negócios. Veja, a seguir, alguns cuidados para fazer com que a etiqueta empresarial opere a seu favor!

1

DISSEMINE CUIDADOS BÁSICOS COM A APARÊNCIA
Manter a pele bem hidratada, o rosto limpo e a barba feita ou aparada contribuem com a maneira como somos percebidos. Cuidados simples como a hidratação constante, uso de protetor solar, algumas idas ao barbeiro e manter as unhas aparadas e limpas já colaboram com a imagem do colaborador e não exigem muito esforço ou investimento. Como já disse aqui no blog, cada colaborador é um reflexo dos valores de uma companhia. Por isso, é tão importante ajudá-lo a fazer parte e disseminar a cultura de sua empresa. Se a mensagem de sua companhia não está clara para todos os colaboradores, é hora de lançar um olhar interno para as suas práticas de comunicação!

2

TENHA ATENÇÃO AO CONTEXTO
Antes de se vestir, um profissional precisa entender em qual contexto ele está inserido. Um ambiente formal demanda não só maior intimidade com a alfaiataria, como também mais cuidados com os cabelos e com normas de etiqueta. Para que esses códigos não operem pela exclusão é preciso que a sua empresa facilite a relação entre os colaboradores e esses requisitos. Nem todas as regras estão escritas e, justamente por isso, é preciso que estejamos disponíveis para amparar a adaptação uns dos outros.

3

ATENHA-SE À LINGUAGEM CORPORAL
O corpo fala. Por isso, é tão importante utilizar a linguagem corporal a seu favor. Como convencer um investidor a fomentar o seu negócio se o seu corpo denuncia sua insegurança, por exemplo? A linguagem corporal varia também de acordo com as regras culturais. Gestos e expressões não verbais são interpretados de múltiplas formas dentro de uma mesma região, país ou empresa. Por isso, é necessário observar e se informar para alcançar diálogos fluidos.

4

INVISTA EM AUTOCONHECIMENTO
Um empreendedor que sabe de suas competências e limitações foca no próprio desenvolvimento. Quando você tem consciência dos sinais que emite, consegue fazer com que eles operem a favor do tipo de informação que deseja partilhar. Por isso, uma empresa deve focar, continuamente, na capacitação de seu corpo de funcionários.

LEMBRE-SE: Um profissional bem capacitado pode ajudar a sua equipe nessa missão. Em meu trabalho estratégico, começo o processo de gestão de imagem instigando perguntas nos clientes, desconstruindo ideias e abrindo caminhos para os diferenciais deles. Essas perguntas partem deles mesmos, já que cada pessoa e cada empresa têm as suas particularidades. Quem detém a resposta sobre a imagem é o cliente. O consultor é apenas um agente neste processo, mesmo sendo o conhecedor da técnica.

Quer entender como fortalecer a etiqueta empresarial em sua companhia, indo além do discurso? Entre em contato. Será um prazer agendar um encontro com você!

Miriam Lima

Miriam Lima

“Luto por um mundo mais justo e humano e ensinei isto a meus filhos. Determinação e persistência são características das quais me orgulho. Acredito que as mulheres são várias, mas também únicas, daí que dedico meu trabalho a cada uma delas e como todas nós algumas vezes ‘enlouqueço’ com as dinâmicas da vida. Escrever neste espaço sobre imagem pessoal, inconsciente, estilo, comportamento, humanidades me enche de alegria” PS – “LEVEI UMA VIDA PARA ME SENTIR BEM NA PRÓPRIA PELE”

Leave a Reply