Ariane Leite e Miriam Lima (*)
Vivemos em uma cultura da imagem. Não basta ser, é preciso parecer ser. A maneira como cada pessoa se representa no mundo é tão importante que Platão já pensava neste fenômeno ao construir o célebre “Mito da caverna”. Na contemporaneidade, podemos dizer que os acontecimentos somente existem à medida que damos visibilidade a eles.
Uma imagem que passa por um processo de gestão estratégica pode influenciar positivamente a carreira, fortalecer as parcerias e até mesmo gerar impactos positivos no bem-estar e na vida pessoal. A satisfação com aquilo que somos somente pode ser alcançada quando conhecemos nossos valores e objetivos. Se a imagem está desalinhada em relação ao que desejamos expressar, sofremos. No ambiente profissional não seria diferente.
Engana-se quem acredita que um bom profissional pode prescindir de uma imagem que o acompanhe. Como apontam os sociólogos, vivemos na era da imagem e entender sua construção imagética e a relação dela com seu trabalho é muito importante.
Como você descreveria um executivo competente, por exemplo? Um terno de caimento impecável, por si só, não dá conta de narrar as habilidades de um profissional. Do mesmo jeito, não basta um jaleco bem cortado para um médico comunicar competência e transmitir credibilidade e autoridade em sua área.
Elementos de comunicação da imagem
Linguagem corporal, gestos, discursos, atitudes e cuidados pessoais são elementos de comunicação da imagem pessoal. Tão essencial quanto isso é a percepção de si mesmo. Pessoas desconfortáveis com a própria imagem não conseguem comunicar segurança aos demais.
Muitos médicos ainda não dão a devida importância a esses aspectos. Ter uma imagem adequada e intencional certamente ajuda a comunicar confiança, credibilidade e competência para pacientes, colegas e funcionários.
- O tom de voz, a aparência física, as roupas e o vocabulário são capazes de sugerir diversas ideias sobre quem é a pessoa, seus valores, propósitos e posicionamentos.
- Marca pessoal é como a pessoa se apresenta e se posiciona, mostrando seus valores, habilidades e diferenciais.
Impacto da marca pessoal na carreira médica
Qual o impacto da imagem na carreira médica? Foi pensando nisso que nós criamos o Imagem.Doc, primeiro e mais completo Treinamento Estratégico de Imagem Pessoal e Profissional para Médicos. E o único no Brasil desenvolvido por uma médica cirurgiã e consultora de imagem e estilo, e por uma psicanalista e consultora de imagem e estilo.
O treinamento Imagem.Doc trabalha tanto códigos visuais relacionados à aparência, quanto postura/atitudes, comunicação verbal e presença digital, que são os pilares da imagem pessoal. Uma abordagem inovadora para que o profissional médico consiga expressar e comunicar na imagem pessoal sua personalidade e seus valores.
Uma imagem estrategicamente gerenciada pode abrir novas oportunidades. Preste muita atenção às percepções que as pessoas têm sobre você e procure entender como você tem agido para que elas cheguem a essas conclusões. Esse exercício pode fornecer insights poderosos sobre sua expressão visual e, até mesmo, sobre a comunicação de suas competências!
IMAGEM DOC ACREDITA
- Que uma boa aparência não sustenta falta de competência profissional, que é a condição ‘sine qua non’ para o exercício da Medicina.
- Entretanto uma boa aparência ajuda para que sua competência seja notada. Corte de cabelo, penteado, maquiagem, roupas, acessórios, carregam mensagens subliminares, que são interpretadas pelo interlocutor.
- Tudo depende das linhas, formas, cores, texturas e volumes. Ter o conhecimento dos códigos visuais para o vestir intencional e adequado ajuda a transmitir uma imagem pessoal e profissional de credibilidade e confiança.
- Vale lembrar que o conjunto é mais importante que as partes (princípio da Gestalt). Ou seja, o conjunto de informações é mais relevante do que um trecho/parte. Uma imagem pessoal de credibilidade é formada pelo ‘todo’.
- Mais importante que vestir-se de maneira adequada e intencional é ter uma atitude confiante e conteúdo que traduza conhecimento técnico na sua profissão. O ‘seu todo’ são habilidades e saberes, aparência e comportamento.
SOBRE NÓS
Ariane Leite – Sou consultora de imagem e médica cirurgiã-geral. Concilio as duas profissões, somando a experiência com os meus 23 anos de Medicina para desenvolver um trabalho ímpar na consultoria de imagem e estilo.
Miriam Lima – Sou consultora de imagem e psicanalista. Cliniquei na por mais de 20 anos e a experiência sobre o comportamento humano tornou-se meu diferencial na consultoria com a criação do Método Interno Estilo.
Conheça mais sobre nosso trabalho acessando nosso Instagram – Imagem.Doc