A consultoria de imagem, em essência, pauta-se no chamado autoconhecimento para gerir uma imagem que transmita autenticidade, estilo de vida e valores. Contudo, conduzida de maneira errada, ela pode ser impositiva e causar danos às perspectivas do cliente.

Você já deve ter observado este fenômeno em programas de TV e em cursos: um consultor de imagem aponta ao cliente o que lhe cai bem ou não. O cliente, empolgado, se porta exatamente da maneira indicada pelo consultor. O sorriso é congelado e os braços, na maioria das vezes, estão um pouco tensos. A pergunta é: por quanto tempo ele conseguirá manter o novo personagem?

A culpa não é do cliente. É comum, infelizmente, que consultores imponham a própria visão de mundo aos problemas e demandas de quem os procura, o que não só distorce a funcionalidade dos serviços como também retira a autonomia do cliente para se resolver no dia a dia.

A gestão de marca pessoal, vale dizer, não se sustenta somente sobre roupas bonitas e um bom discurso verbal. É preciso que ela se ampare em uma personalidade autêntica e fortalecida.

POR TRÁS DO TECIDOS

  • No meu trabalho consultoria de imagem defendo que por trás das escolhas de roupas, cores, modelagem entre os clientes, há atos inconscientes nos quais presto especial atenção por causa da minha trajetória pela psicanálise.
  • Essa área é muito ampla, e é apenas uma das formas de elaborar uma análise mais atenta sobre a situação apresentada.
  • Cada um encontra o método ideal, desde que ele seja amparado por uma formação séria.

O direito do cliente reivindicar seu próprio repertório

No Código de Ética e de Padrões de Conduta Profissional da AICI (Associação Internacional dos Consultores de Imagem), afirma-se que “os membros devem definir claramente, por escrito ou verbalmente, a natureza e o objetivo dos serviços a serem executados, bem como todos os custos envolvidos no projeto, do início à conclusão”.

Porém, seja pelo acanhamento nos primeiros encontros, seja pela falta de clareza do consultor em relação aos objetivos de um serviço de consultoria de imagem, os clientes ficam à mercê das sugestões do profissional, sentindo-se pouco à vontade para intervir com questionamentos e o próprio repertório. Como consequência, o consultor aplica uma série de regras tidas como universais, que na prática, não funcionam tão bem assim.

É necessário, portanto, ter muita cautela na aproximação com o cliente, respeitando a individualidade e a autenticidade dele. Isso pode ser alcançado com o desenvolvimento e o aprimoramento da escuta e da empatia, o que pode partir dos mais diferentes métodos e campos de estudo.

Porque é tão importante a capacitação interdisciplinar na consultoria de imagem?

Palavras como “autoconhecimento”, “identidade”, “essência” e “subjetividade”, caras para os campos da psicologia e outras ciências sociais aplicadas, são usadas sem a devida compreensão, o que pode causar problemas ainda maiores do que os que o cliente já apresentava antes do processo de consultoria.

Por isso, é fundamental que você busque por capacitação adequada nessas áreas, fornecida por profissionais treinados e experientes. Na era da transparência e da rápida checagem de fatos, ninguém quer ser pego utilizando termos inapropriadamente em discursos vazios, não é mesmo?

Em um mercado em expansão, não podemos nos deixar levar por modismos: é preciso se atentar aos valores que regem a profissão e a consolidam como uma função necessária, como de fato ela é, em nossa comunidade. Agir com propósito em defesa da autenticidade de seus clientes é fundamental.

Você tem dúvidas sobre capacitação e ética em consultoria de imagem? Envie um e-mail para interno@miriamlima.com.br ou me acione pelo Instagram. Terei prazer em ajudar!

Miriam Lima

Miriam Lima

“Luto por um mundo mais justo e humano e ensinei isto a meus filhos. Determinação e persistência são características das quais me orgulho. Acredito que as mulheres são várias, mas também únicas, daí que dedico meu trabalho a cada uma delas e como todas nós algumas vezes ‘enlouqueço’ com as dinâmicas da vida. Escrever neste espaço sobre imagem pessoal, inconsciente, estilo, comportamento, humanidades me enche de alegria” PS – “LEVEI UMA VIDA PARA ME SENTIR BEM NA PRÓPRIA PELE”

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