Como conduzir um processo de consultoria de imagem com alma? Compreendi que para isso precisava trabalhar com o intangível, pois o tangível já é abordado exaustivamente nas técnicas. Sou movida a trabalhos genuínos, com alma, e tenho encontrado profissionais incríveis na consultoria de imagem, que comungam desses ideais, me ajudando a crescer na profissão, a me questionar e a não me acomodar.
Muito se fala sobre uma consultoria de imagem humanizada, autêntica e que transforma. Mas acredito que isso só é possível quando temos um entendimento mais profundo do nosso cliente, o que é um desafio para todos nós, consultores de imagem.
O trabalho com alma permeia o método Interno, que pensei e criei para entender melhor e mais profundamente as necessidades do cliente, trazendo o inconsciente como uma realidade psíquica, que determina quem cada um de nós é. Meu método não é um ensino de psicanálise, mas se vale desse referencial, inovando e enriquecendo o repertório das consultoras de imagem.
A existência do inconsciente, pilar do método Interno, significa que não somos tão livres assim em nossas escolhas de imagem. Portanto a imagem nunca deve ser tomada na superficialidade, restringindo-se ao que os olhos alcançam e é minha tarefa, enquanto profissional de imagem, fazer valer as subjetividades e diferenças de cada pessoa.
O cliente da consultoria de imagem leva em cada um dos encontros suas expectativas, histórias, memórias de vida e toda sorte de afetos. E quanto mais eu me qualifico para entender o comportamento do meu cliente e suas singularidades, mais chances tenho de obter um bom resultado. Não é tarefa fácil alcançar um trabalho exitoso, que resulte em uma expressão visual autêntica.
Não foi da noite para o dia que estabeleci as bases do método Interno, e mesmo tendo muita experiência com o comportamento humano, levei mais de um ano para criar o curso Autoconhecimento para Consultores de Imagem, o primeiro formatado com minha metodologia. Quebrei a cabeça refletindo sobre como abordar um conteúdo denso, complexo e intelectualizado, e ao mesmo tempo torná-lo relevante e acessível para que as alunas possam de fato utilizá-lo no dia a dia da consultoria de imagem.
Você realmente sabe quais são as demandas do seu cliente?
Como propor uma identidade visual genuína em que o cliente se reconheça? Como as histórias de vida impactam a imagem de cada um? Como desenvolver uma consultoria de imagem autêntica, humanizada, que transforma? Quando falamos em consultoria de imagem com alma, precisamos pensar sobre essas questões. O ir além da técnica, certamente, faz toda diferença no nosso trabalho.
Por isso, meu trabalho tem dois momentos. O primeiro é o ciclo das entrevistas, quando tenho chances de entender mais profundamente o cliente. O segundo é o das técnicas de consultoria de imagem, propondo cores, estilo, visagismo, composição de looks, revisão de guarda-roupa, de tal forma e jeito que o cliente se reconheça.
O consultor é responsável pelo que oferece, como oferece e como conduz o processo de consultoria. Para o cliente devemos ser o profissional com capacidade de implementar as mudanças de identidade visual que ele tanto almeja. Cabe a nós entender quais as reais demandas de nosso cliente.
CADA CLIENTE É ÚNICO PARA VOCÊ? ENTÃO CONECTE-SE!
1
Evite nos primeiros encontros questionários pré-estabelecidos ou perguntas roteirizadas. Entendo que a fala do cliente, naquele momento, e o frescor de suas palavras abrem possibilidades inimagináveis para que as suas singularidades apareçam. E isso é precioso.
2
A questão é sempre o que está em jogo para o cliente na sua relação com a aparência e em sua busca de uma identidade visual que o represente
3
Minha premissa é que cada cliente é verdadeiramente único. Por isso fico muito atenta ao que ele me relata sobre sua imagem e vou seguindo as pistas de suas palavras. Faço isso evitando julgamentos a respeito da aparência do cliente e do que ele relata sobre ela.
4
Me preocupo sempre em oferecer mais do que um serviço padrão. Quero dar ao cliente outro benefício, que é ajudá-lo a se conhecer mais profundamente, dentro dos limites próprios de uma consultoria de imagem. Quando isso acontece, considero que a consultoria foi “entre aspas” um sucesso.
AS BASES DE UMA CONSULTORIA DE IMAGEM EXITOSA
- Aquela em que ao final do processo o cliente se reconheça, mesmo que sua imagem pareça ter passado por uma revolução
- Aquela em que o consultor compreenda e respeite as demandas, expectativas, anseios e mesmo dificuldades e dúvidas do cliente
- Aquela em que o cliente ganhe autonomia, tenha seu gosto e crenças respeitados pelo consultor de imagem, sem ficar refém de padrões e tendências
- Aquela que seja acessível ao orçamento, tempo e hábitos do cliente. De que adianta formular propostas que se mostrem insustentáveis para o cliente ao longo do tempo?